Educação de jovens e adultos tem inscrições para novas turmas

Notícias
EJA  é oferecida em seis escolas do município
 
Até o dia 31 de julho, a Secretaria de Educação de Várzea Paulista está com matrículas abertas para a EJA (Educação de Jovens e Adultos). As aulas são mantidas pelo município e oferecem o ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano) e II (do 6º ao 9º ano).
         
As aulas são oferecidas em seis escolas do município, localizadas em várias regiões da cidade: Prefeito João Aprillanti (Vila Sta Terezinha), Profª Palmyra Rinaldi (Parque Guarani), Profª Edith Schneider (Jardim Cruz Alta), Profª Juvelita P. da Silva (Vila Real), São Miguel Arcanjo (Jardim América IV) e Erich Becker (Cidade Nova II).
         
O ensino de Jovens e Adultos atende no município hoje mais de 250 alunos e segundo a Diretora de Projetos Educacionais Especiais, Lidiane Santos Olívio, o perfil dos alunos motiva todo o trabalho “São pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa ou que vieram de cidades e estados onde o acesso às escolas é mais difícil”. Para a Lidiane, a recolocação no mercado de trabalho é um dos principais fatores para voltar às salas de aula.
         
Para se inscrever é necessário comparecer a secretaria das escolas onde ás aulas são oferecidas, de 1 de junho à 31 de julho das 9h às 11h e das 13 às 16h. É necessário levar cópias do RG, CPF, histórico escolar ou declaração de escolaridade, comprovante de residência e uma foto 3X4. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4596-9020.
 
 
Aulas de informática e parceria com o PAT
 
Pensando nos alunos que buscam a recolocação no mercado de trabalho, as escolas de EJA oferecem desde 2013 aulas de informática, um recurso a mais para auxiliar a aprendizagem. Segundo a diretora a proposta é proporcionar mais autonomia aos alunos. “Hoje vivemos em uma sociedade informatizada, sendo assim, proporcionar aulas de informática a nossos estudantes é garantir a inclusão digital e o respeito à cidadania” ressalta Lidiane.
         
A oferta das aulas é um diferencial importante. E a ferramenta faz parte das aulas de todas as escolas que oferecem a EJA, e vem contribuindo inclusive para a alfabetização. Além disso, as aulas são um incentivo para os alunos.
         
As escolas de EJA também contam com uma parceria com o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). “Os professores auxiliam os alunos na construção de seus currículos e eles são encaminhados ao PAT”. A parceria ajuda aos alunos que buscam uma recolocação no mercado de trabalho.