Alunos realizam “blitz” do meio ambiente

Meio Ambiente - Destaques
Conscientização foi o objetivo da atividade
Nesta terça (9) os alunos da CEMEB “João Batista Nalini” realizaram uma “blitz” do meio ambiente na sede da CCR Autoban, em Jundiaí. Depois de terem participado de diversas atividades e palestras sobre o tema eles levaram um pouco dos conhecimentos para uma conversa com os funcionários da empresa.
 
Além de conhecer um pouco do trabalho da concessionária eles entregaram aos funcionários um cartão semente e explicaram como era realizado o plantio. Também fizeram o plantio dessas sementes de flores na sede da empresa.
         
A coordenadora do programa no município Glauce Rocco Parazze conta que a intenção é fazer com que as crianças também se sintam responsáveis pelo cuidado com o meio ambiente. “Os alunos levaram conscientização aos funcionários, através da experiência e vivência”. Ela ressalta que atividades de conscientização ambiental com os alunos são importantes porque as crianças levam o que aprenderam às famílias. “O trabalho é ampliado para a comunidade”.
         
A “blitz” faz parte das atividades do projeto Estrada para a cidadania. O programa é realizado em parceria com a CCR Autoban e é direcionado aos alunos dos quartos e quintos anos da rede pública municipal. É constituído por ações educacionais, atividades, teatros, oficinas e formações para os educadores envolvendo conceitos de proteção ambiental, cidadania e segurança no trânsito. O projeto conta com material didático exclusivo e busca a inserção desses temas em diversas disciplinas.
 
        
Arte em prol do meio ambiente
 
Em maio os alunos envolvidos com o projeto assistiram a uma peça teatral intitulada “De canto em canto” que incentiva o cuidado com a água. Misturando folclore e ludicidade a peça abordou temas como escassez, descaso, desperdício e poluição. O enredo conta com Yara, um personagem mítico bem conhecido das crianças, contando de sua tristeza com a situação da água no planeta.
 
Ela leva as crianças por diversos cenários, mostrando a situação de mares e rios, animais pedindo socorro e famílias que sofrem com a falta de água. Ao final, ela convida as crianças a serem responsáveis.