Professores alfabetizadores participam do encerramento do PNAIC

Educação - Destaques
Relatos de experiências e vivências marcaram o evento

Na última quarta (3), a Secretaria de Educação realizou uma socialização de experiências de encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 180 professores do ciclo I (1º ao 3º ano) do ensino fundamental participaram das formações de letramento matemático em 2014 e 2015. Em 2013 foram oferecidas formações em língua portuguesa e leitura.

O PNAIC foi implantado em 2013 e visa garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano. Contou com o apoio e incentivos financeiros do Governo Federal, além de assistência técnica pedagógica através das formações para os professores alfabetizadores.

A abertura do evento ficou a cargo do Coral Municipal que além do Hino de Várzea Paulista, cantou canções da música popular brasileira, regidos pela professora da Escola Municipal de Música Debora Lorent.

O prefeito Juvenal Rossi contou que o convite para participar do programa de alfabetização, em 2013, veio de encontro com a preocupação do governo em proporcionar ferramentas aos professores e melhorias na educação. “O papel do professor é mais que uma profissão, é um dom, e sabemos que quem faz essa escolha acredita em um mundo melhor”.

Ele avalia como positiva a participação do município no programa e ressalta conquistas já alcançadas. “A melhora do índice da educação em nosso município é resultado do compromisso dos nossos professores”.

O secretário de Educação Rodolfo Braga ressaltou que a educação é uma das prioridades do governo municipal e que o encerramento da participação em um programa tão importante é um momento de festa. “É a reafirmação do compromisso de professores e gestores da rede, e é esse compromisso que garante a qualidade do nosso ensino. Acredito 100% em nossos professores”.

A supervisora de ensino Ivone Esteca contou que o Pacto foi um desafio firmado por todos durante esses dois anos. “O compromisso dos nossos professores alfabetizadores fez a diferença para nossas crianças”.

O evento contou ainda com relatos dos professores orientadores que participaram de formações na UNICAMP e trouxeram os conhecimentos adquiridos para os professores da rede municipal. A professora Cilene Maria da Silva que participou como orientadora de estudos relata que a formação do Pacto contou com o envolvimento dos professores.

“Houve um movimento de aprendizagem entre os professores e serviu para mostrar que a formação e um processo e que estamos sempre aprendendo e mudando a forma de enxergar coisas já aprendidas”.

A professora Margareth Ferreira Zamur assumiu neste ano uma sala de AEE (Acompanhamento Educacional Especializado) e relatou que as formações do Pacto estão contribuindo muito para esse novo desafio.

“Foram uma luz para começar a trabalhar com essa nova turma e o caderno de inclusão do curso esta me ajudando muito. É um material muito rico e traz diversas sugestões de como trabalhar com os alunos com necessidades especiais” finaliza a professora.