Curso de musicalização infantil traz benefícios aos pequenos

Esporte e Lazer - Destaques
Sensibilidade musical e ludicidade são os pontos centrais das aulas
 
 
O curso de Musicalização Infantil é oferecido na escola municipal de música às crianças de 6 a 9 anos de idade e traz diversos benefícios, além de ser um poderoso instrumento de educação. O curso desenvolve na criança a sensibilidade musical, concentração, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva, respeito a si próprio e ao grupo, disciplina.
               
As aulas ministradas pelo professor Otiniel Rodrigues Alves atendem hoje 40 crianças. O professor conta que o curso é dividido em duas partes. A primeira trabalha o desenvolvimento da escuta, a parte sensorial e o movimento corporal, e é dirigida às crianças de 6 e 7 anos. Já a segunda parte é dirigida aos maiores e trabalha o reconhecimento da estrutura e das linguagens musicais. “O aprendizado é todo voltado às sensações e com o uso das brincadeiras” relata.
               
O professor que é licenciado em música e toca em orquestras, mudou suas perspectivas depois de especializar-se em musicalização infantil. “A música contempla toda demanda de formação de caráter e cidadania. Ela agrega muito as pessoas e ensinando música consigo colaborar com essa formação”.
 
Ele conta que as aulas abrangem também o resgate da história, cultura e folclore. “Falamos sobre a importância da música brasileira e fazemos o resgate de brincadeiras. Além disso, usamos os instrumentos de forma lúdica”.
               
Ele considera gratificante trabalhar com os pequenos e conta que o retorno e a mudança de comportamento das crianças é perceptível. “Muitos chegam agitados e com pouca concentração e com algum tempo nas aulas já absorvem com facilidade o conteúdo”.
               
Beatriz Lorenti de 7 anos, participa das aulas e mostra que já sabe tocar flauta e ler partituras. “Eu gosto muito das aulas de música. Quero aprender a tocar violino também” revela empolgada a jovem.
               
Amanda Souto de 9 anos começou as aulas esse ano e fica encantada entre as notas musicais e novas canções. “Se estou doente ou triste esqueço de tudo e saio da aula me sentindo melhor”. A menina toca flauta e faz aulas de teclado e com tão pouca idade já pretende estudar outros instrumentos. “Quero aprender a tocar piano e violão também” finaliza.
O curso de musicalização infantil é recomendado a todas ás crianças, pois, desenvolve diversas áreas. “O contato com a música, aprender a tocar instrumentos e conhecer canções “não midiáticas” certamente contribuem para a aprendizagem de outras ciências importantes, para a formação humana, de forma lúdica e prazerosa” conta a coordenadora de Educação Infantil Marina Melo Barban.
 
 
A escola de Música
                 
A escola Municipal de Música funciona no Centro Cultural de Música e Arte, localizado na Avenida Manoel Gonçalves, 200, Jardim Primavera. O curso de Musicalização Infantil e os outros cursos oferecidos pela escola estarão com inscrições abertas em julho para as aulas do segundo semestre. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4595-4080.