SOS Cidadão tem dois anos celebrados com placa comemorativa

Saúde - Cotidiano
Evento faz parte das comemorações do aniversário da instituição

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, presidiu na tarde da última sexta-feira (28) o primeiro evento em comemoração aos dois anos do SOS Cidadão, completados em 1º de abril. Com a presença dos funcionários da instituição e de autoridades dos poderes executivo e legislativo, uma placa comemorativa foi descerrada na nova sede do órgão, no Jardim Bertioga.

O gestor fez questão de elogiar a importância do trabalho para a cidade, com a recuperação dos moradores em situação de rua que já foram assistidos. Os esforços dos agentes envolvidos foram reconhecidos pelo prefeito. “Eu sinto que valeu a pena, sinto que vocês deram o máximo”, elogiou.

As ações fazem parte de um planejamento para dar proteção às famílias varzinas, com ações conjuntas com outros órgãos assistenciais da cidade. O objetivo é que as famílias se estruturem e estejam mais protegidas contra a dependência química. “Nós estamos falando de um desafio”.

O aprendizado com as histórias de vida das pessoas recuperadas também foi destacado por Rossi. Trata-se, segundo ele, de cidadãos que realmente precisam de ajuda e mostram que é possível haver regeneração material e moral de pessoas em casos muito complicados. “São pessoas que estão vivendo um momento difícil, delicado”, explicou. “Nós estamos lidando com vidas”.

Para o presidente de uma das entidades parceiras, o SOS Cristão, Gilberto Donizete de Moraes, é gratificante perceber os resultados da iniciativa. Pelos trabalhos, é possível por em prática os ensinamentos cristãos e fazer a diferença na cidade, segundo ele. “É um diferencial de verdade na cidade de Várzea Paulista”.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Ângela Rossi, agradeceu a todos os voluntários e ao apoio dado pelos assistidos, nos trabalhos decorativos feitos por sua entidade. Os dois primeiros anos representam um importante feito na cidade, segundo ela. “O primeiro passo foi dado”.

Nova família e vidas recuperadas

O trabalho envolve um conjunto de ações desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Várzea Paulista, em parceria voluntária com a associação SOS Cristão, a comunidade religiosa e a sociedade civil organizada. O objetivo do serviço é oferecer um lar temporário para os moradores de rua, dando acesso a serviços públicos nas áreas da saúde e assistência social. Além de buscar o resgate da autoestima, a autonomia do indivíduo e o convívio com os familiares.

De acordo com a coordenadora do SOS Cidadão, Tailane Pereira Souza, mais de 200 pessoas já passaram pelo local. “Aqui elas encontram abrigo, alimentação. Muitas vezes levamos ao médico, ajudamos a retirar os documentos, a buscar um trabalho, e assim, a perceber que podem mudar a história de suas vidas”, afirma.

Entre os resultados positivos obtidos com o SOS Cidadão, estão 55 pessoas encaminhadas para clínicas terapêuticas em vaga social e outras 33 reinseridas na sociedade, deixando a situação de rua. “Temos pessoas que voltaram para a família, depois de anos sem nenhum contato, que voltaram a trabalhar, que deixaram o álcool. Cada um representa uma grande vitória”, conta a coordenadora.

No local, os assistidos têm acompanhamento psicológico e acesso a oficinas terapêuticas, como a horta comunitária, que semanalmente produz aproximadamente 150 pés de alface. Também são feitos encaminhamentos para o mercado de trabalho e parcerias com a Faculdade Anchieta de Psicologia, com o CAV (Comunidade de Apoio à Vida), a Pastoral da Sobriedade, a Renovação Carismática e o grupo Milagres de Canaã.

Entras as muitas pessoas que já passaram pelo SOS Cidadão e tiveram a chance de recomeçar sua história, está José Marcos, que anteriormente era conhecido como José do Tubo, já que vivia em um tubo de concreto em uma rua da Vila Real. “Fiquei cerca de dois anos na rua, até que um dia a assistente social foi conversar comigo, me resgatou e me trouxe para o SOS”, diz o assistido. “Aqui fui ao médico, tirei documentos, arrumei um emprego e deixei as drogas para trás”, relata.

Nova sede

O SOS Cidadão está, desde dezembro de 2014, em uma nova sede, localizada no bairro Jardim Bertioga. O novo espaço é maior, melhor localizado e tem uma área de terra, na qual está sendo desenvolvido o projeto da horta comunitária. Segundo Tailane, o quesito segurança também foi analisado. “Procuramos uma chácara que não tinha piscina ou lago, para não colocar em risco a vida dos assistidos, principalmente no período da abstinência, no qual eles podem apresentar quadros de alucinação ou delírios”, relata. O espaço está localizado na Estrada da Servidão, 1190 – Jd. Bertioga.