SOS Cidadão homenageia apoiadores e patrocinadores

Saúde - Cotidiano
Empresas, pessoas físicas e instituições parceiras são reconhecidas

O SOS Cidadão promoveu, na noite da última sexta-feira (29), uma homenagem às suas entidades apoiadoras e às pessoas e empresas patrocinadoras do projeto, na Câmara Municipal. 70 certificados foram feitos e os presentes puderam conferir um vídeo explicativo sobre as atividades e resultados obtidos com o trabalho do abrigo, desde abril de 2013, quando foi instaurado em Várzea Paulista. Os parceiros tiveram seu apoio reconhecido e a entidade comemorou seu aniversário de dois anos, completados em 1º de abril.

O prefeito Juvenal Rossi reconheceu a importância de todos que têm apoiado o projeto. “O grande objetivo de hoje é agradecer”. Segundo o gestor, era necessário que o poder público assumisse também o papel de amparar as pessoas em situação de rua. Juvenal já via na cidade o desejo de ajudar esses cidadãos, mas ainda faltava um instrumento específico para dá-las um respaldo maior. “Era preciso que o poder público fizesse o seu papel”, explicou. “Eu sei que no coração de cada um existia esse desejo”.

Os resultados expressivos são gratificantes, segundo Rossi. “Se fosse uma única vida, já valeria a pena”. O trabalho faz parte de um processo mais abrangente, que visa fortalecer a família, no combate a questões como a dependência química. “Nós temos que atingir este centro”.

Para o presidente de uma das entidades parceiras, a ONG SOS Cristão, Gilberto Donizete de Moraes, o trabalho do SOS Cidadão é importante por permitir por em prática valores de todas as denominações cristãs. A ideia é que os apoiadores possam divulgar o trabalho esmiuçado, na noite de homenagens. “Que realmente nós possamos, na noite de hoje, ser agentes multiplicadores desta ação”. Novos esforços conjuntos poderão ser feitos, segundo ele. “A gente se coloca à disposição, dentro de todas essas parcerias”.

A presidente do Fundo Social e primeira-dama, Ângela Rossi, também agradeceu a todos os envolvidos com o SOS. “Hoje eu só tenho que agradecer a todos vocês que estão aqui, a todos os colaboradores”. Os assistidos pelo SOS Cidadão já puderam, inclusive, ajudar a confeccionar os enfeites de Natal da cidade, como explicou Ângela. O aprendizado foi mútuo. “Nós aprendemos muitas coisas com eles”, ressaltou. “Todos os que estão no SOS nos ajudaram muito”.

A ideia é que o projeto possa ser constantemente melhorado, de agora em diante. “Com a ajuda de todos, nós vamos melhorar cada vez mais”.
Quem também prestigiou o evento foi o secretário de Desenvolvimento Social, Jeremias Santana. Após parabenizar os envolvidos com o projeto, também fez votos de que novas parcerias se realizem. “É para haver aqui união, multiplicação de ações”.

Em sua avaliação, trata-se de uma das mais importantes obras sociais da história de Várzea Paulista. É visível, para o secretário, a reconstrução moral, material e espiritual dos assistidos. “O mais gratificante é ver aquelas pessoas sendo restauradas”.

Próximos passos

Segundo o prefeito, o poder executivo já trabalha para que o SOS Cidadão possa ser gerido, de forma definitiva, pela ONG SOS Cristão. Dessa forma, será possível a permanência definitiva da iniciativa, nos próximos anos.

Nova família e vidas recuperadas

O trabalho envolve um conjunto de ações desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria voluntária com a associação SOS Cristão, a comunidade religiosa e a sociedade civil organizada.

O objetivo do serviço é oferecer um lar temporário para os moradores de rua, dando acesso a serviços públicos nas áreas da saúde e assistência social. Além de buscar o resgate da autoestima, a autonomia do indivíduo e o convívio com os familiares. De acordo com a coordenadora do SOS Cidadão, Tailane Pereira Souza, mais de 200 pessoas já passaram pelo local. “Aqui elas encontram abrigo, alimentação. Muitas vezes levamos ao médico, ajudamos a retirar os documentos, a buscar um trabalho, e assim, a perceber que podem mudar a história de suas vidas”, afirma.

Entre os resultados positivos obtidos com o SOS Cidadão, estão 55 pessoas encaminhadas para clínicas terapêuticas em vaga social e outras 33 reinseridas na sociedade, deixando a situação de rua. “Temos pessoas que voltaram para a família, depois de anos sem nenhum contato, que voltaram a trabalhar, que deixaram o álcool. Cada um representa uma grande vitória”, conta a coordenadora.

No local, os assistidos têm acompanhamento psicológico e acesso a oficinas terapêuticas, como a horta comunitária, que semanalmente produz aproximadamente 150 pés de alface. Também são feitos encaminhamentos para o mercado de trabalho e parcerias com a Faculdade Anchieta de Psicologia, com o CAV (Comunidade de Apoio à Vida), a Pastoral da Sobriedade, a Renovação Carismática e o grupo Milagres de Canaã.

Entras as muitas pessoas que já passaram pelo SOS Cidadão e tiveram a chance de recomeçar sua história, está José Marcos, que anteriormente era conhecido como José do Tubo, já que vivia em um tubo de concreto em uma rua da Vila Real. “Fiquei cerca de dois anos na rua, até que um dia a assistente social foi conversar comigo, me resgatou e me trouxe para o SOS”, diz o assistido. “Aqui fui ao médico, tirei documentos, arrumei um emprego e deixei as drogas para trás”, relata.

Nova sede

O SOS Cidadão está, desde dezembro de 2014, em uma nova sede, localizada no bairro Jardim Bertioga. O novo espaço é maior, melhor localizado e tem uma área de terra, na qual está sendo desenvolvido o projeto da horta comunitária. Segundo Tailane, o quesito segurança também foi analisado. “Procuramos uma chácara que não tinha piscina ou lago, para não colocar em risco a vida dos assistidos, principalmente no período da abstinência, no qual eles podem apresentar quadros de alucinação ou delírios”, relata. O espaço está localizado na Estrada da Servidão, 1190 – Jd. Bertioga.