Centro de Gerenciamento de Emergência é inaugurado

Saúde - Cotidiano
Representantes de diversas cidades participaram do evento

No último sábado (30), foi inaugurado o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), que também engloba os serviços do Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários (GBCV) e da Defesa Civil de Várzea Paulista. O intuito do CGE é prevenir, responder e preparar o município para desastres, além de oferecer cursos de formação de bombeiros civis e juvenis.

Durante a inauguração, o prefeito Juvenal Rossi ressaltou a importância do trabalho voluntário realizado pelo grupo. “Só tenho a agradecer. Quem realiza um trabalho voluntário faz por amor, dedica-se por gostar do serviço, e, assim, os resultados são sempre positivos”, afirma. O trabalho preventivo realizado pela Defesa Civil também foi destacado. “Várzea Paulista é cada dia mais uma cidade prevenida e preparada para enfrentar dificuldades”, fala o prefeito.

O diretor da Defesa Civil de Várzea Paulista, Cristiano Vargas, agradeceu o apoio de todos que colaboraram para a efetivação do serviço. “Estamos aqui em caráter de união. Dez anos da minha história profissional estão unidos ao desenvolvimento deste trabalho”, disse. Para a coordenadora adjunta da Defesa Civil da Região de Campinas, Sonia Rossi, o trabalho inaugurado no município é de muita coragem e esforço. “Parabenizo a todos os envolvidos pela criação deste importante trabalho”, comentou.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Mauro Aparecido, o trabalho preventivo merece destaque. “Devemos estar sempre preparados. Quando um acidente acontece, o importante é oferecer uma resposta rápida e eficiente, e, aqui, temos isso”, explicou. A vereadora Valdilene Silva também parabenizou a inauguração de CGE. “Sabemos da luta e do empenho do grupo para conseguir realizar esse trabalho. Todos aqui estão fazendo o seu melhor”, ressaltou.
O evento contou com a presença do Inspetor da Guarda Civil de São Paulo, Ivair Cantelli; o representante Instituto Polígono de Ensino de São Bernardo do Campo, Marcelo Rosa, com os alunos do curso de bombeiro civil e o diretor presidente da Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras (BUSF Brasil), Bolívar Filho. Também participaram representantes das Defesas Civis de diversas cidades, como Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Jarinu, Louveira, Jundiaí e Mogi Mirim.

Centro de Gerenciamento de Emergência

A nova sede possui 70mt² e conta com sala de treinamento/gerenciamento de crise, sala de comando, alojamento com treliche, espaço para armazenamento dos equipamentos de combate a incêndio, cozinha e banheiro. A central conta com 25 bombeiros civis efetivos e 10 colaboradores voluntários. A reforma do prédio foi realizada com recursos próprios e doações de parceiros. O CGE está localizado na Rua Pedro Poloni, nº 129, ao lado da Prefeitura.