Canto Coral traz benefícios ao corpo e a mente

Esporte e Lazer - Destaques
As aulas são oferecidas na Escola de Música da cidade
 
Diminuição do estresse e da ansiedade, melhora da coordenação motora e inserção social. Essas são apenas algumas das vantagens trazidas pela modalidade. Por isso as aulas de Canto Coral são recomendadas a todas as pessoas. 
 
Oferecida pela escola de Música de Várzea Paulista a modalidade é sucesso e encanta cada vez mais alunos. As aulas são oferecidas em turmas de três faixas etárias diferentes: infantil, a partir de 7 anos, juvenil a partir de 13 anos e adulto a partir dos 19 anos. Não é necessário nenhum pré-requisito para participar. Hoje ás aulas contam com 80 alunos, divididos nas três modalidades.
 
A professora Débora Lorenti ministra ás aulas e conta que é um espaço aberto a todas as pessoas. “Aqui é um local onde todos podem se sentir à vontade”. Débora é formada em canto lírico e formanda em regência de corais e relata que canta desde pequena e que a música sempre foi uma paixão.
 
Segundo ela ás aulas de canto coral desenvolvem a confiança e autoestima, além da concentração, da disciplina e da coordenação motora. “Em pouco tempo é possível perceber a mudança nos alunos”. Ela conta também que o compromisso e o empenho dos alunos é motivador. O Canto Coral é considerado uma atividade democrática, já que o respeito e o trabalho comunitário são necessários para um bom resultado.
 
Fernando Holanda, de 15 anos, participa das aulas de canto há dois anos e conta que sempre teve vontade de cantar, mas que a timidez o impedia. “Entrei com o incentivo dos meus pais e está me fazendo muito bem”. Segundo ele o curso tem ajudado na afinação e na perda da timidez, e hoje ele almeja uma carreira na música. “Também faço aulas de violão e violino”. 
 
Já Gabriel Bernardo de 17 anos procurou o curso há seis meses para melhorar seu desempenho como cantor e aprender técnicas. “Eu já cantava, mas como estou me preparando para entrar em uma banda o curso foi fundamental”. Ele que também toca bateria e teclado conta que já melhorou muito e pretende continuar cantando em corais.

Para participar das aulas nas turmas do segundo semestre é necessário fazer inscrição na segunda quinzena de julho na Escola de Música e Arte, localizada no Centro Cultural, Avenida Manoel Gonçalves, 200, Jardim Primavera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4595-4080.
 
 
Corais Municipais e Encontro de Corais
 
Além das aulas Débora rege o Coral Várzea Encanto e o Coral Masculino da cidade. Para participar dos Corais municipais é necessário fazer um teste. “É preciso classificar a voz e ver o nível de afinação de cada um” explica a professora.
 
O já tradicional encontro de corais acontecerá esse ano no dia 26 de junho, às 20 horas, no Espaço Cidadania. O evento é aberto ao público e reunirá os corais municipais, o coral da escola de música e corais convidados.