SOS Cidadão celebra dois anos de trabalho com nova sede

Saúde - Cotidiano
Serviço resgata moradores de rua e oferece acesso a serviços públicos, oficinas terapêuticas e ao mercado de trabalho

Em abril de 2013, os moradores de rua de Várzea Paulista ganharam uma opção para mudar seu destino, o SOS Cidadão, que tem nova sede desde dezembro. O trabalho envolve um conjunto de ações desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Várzea Paulista, em parceria voluntária com a associação SOS Cristão, a comunidade religiosa e a sociedade civil organizada.

O objetivo do serviço é oferecer um lar temporário para os moradores de rua, dando acesso a serviços públicos nas áreas da saúde e assistência social. Além de buscar o resgate da autoestima, a autonomia do indivíduo e o convívio com os familiares.

De acordo com a coordenadora do SOS Cidadão, Tailane Pereira Souza, mais de 200 pessoas já passaram pelo local. “Aqui elas encontram abrigo, alimentação. Muitas vezes levamos ao médico, ajudamos a retirar os documentos, a buscar um trabalho, e assim, a perceber que podem mudar a história de suas vidas”, afirma.

Entre os resultados positivos obtidos com o SOS Cidadão, estão 55 pessoas encaminhadas para clínicas terapêuticas em vaga social e outras 33 reinseridas na sociedade, deixando a situação de rua. “Temos pessoas que voltaram para a família, depois de anos sem nenhum contato, que voltaram a trabalhar, que deixaram o álcool. Cada um representa uma grande vitória”, conta a coordenadora.

No local, os assistidos tem acompanhamento psicológico e acesso a oficinas terapêuticas, como a horta comunitária, que semanalmente produz aproximadamente 150 pés de alface. Além de encaminhamentos para o mercado de trabalho e parcerias com a Faculdade Anchieta de Psicologia, com o CAV (Comunidade de Apoio à Vida), a Pastoral da Sobriedade, a Renovação Carismática e o grupo Milagres de Canaã.

Superação

Entras as muitas pessoas que já passaram pelo SOS Cidadão e tiveram a chance de recomeçar sua história, está José Marcos, que anteriormente era conhecido como José do Tubo, já que vivia em um tubo de concreto em uma rua da Vila Real. “Fiquei cerca de dois anos na rua, até que um dia a assistente social foi conversar comigo, me resgatou e me trouxe para o SOS”, diz o assistido. “Aqui fui ao médico, tirei documentos, arrumei um emprego e deixei as drogas para trás”, relata.

Outro caso é o de Afonso Pereira, conhecido como Pelé, que ficava em um ponto de taxi, em frente ao Hospital Municipal. Segundo Tailane, ele foi resgatado e encaminhado para uma casa de repouso para idosos. “Lá ele recebe toda assistência e será cuidado por toda a vida”, explica a coordenadora do SOS Cidadão.

Nova sede

Nesta sexta-feira (29), às 19 horas, na Câmara Municipal, será realizado um ato simbólico, com os voluntários do SOS Cidadão, para oficializar a nova sede do projeto e apresentar os resultados obtidos com o serviço.

O SOS Cidadão está desde dezembro de 2014, em uma nova sede, localizada no bairro do Bertioga. O novo espaço é maior, melhor localizado e tem uma área de terra, na qual está sendo desenvolvido o projeto da horta comunitária. Segundo Tailane, o quesito segurança também foi analisado. “Procuramos uma chácara que não tinha piscina ou lago, para não colocar em risco a vida dos assistidos, principalmente no período da abstinência, no qual eles podem apresentar quadros de alucinação ou delírios”, relata. A nova sede está localizada na Estrada da Servidão, 1190 – Jd. Bertioga.