Futebol americano conquista alunos da escola Aprillanti

Esporte e Lazer - Destaques
Entusiasmo, respeito e espírito de equipe marcam o esporte praticado pelas crianças
 
Curiosidade, criatividade e animação foram os ingredientes para dar início a um projeto esportivo bem diferente na CEMEB João Aprillanti. Futebol americano, uma modalidade pouco conhecida no Brasil, mas que vem conquistando os alunos.
 
O professor de educação física Fabiano Mantovani é um dos idealizadores do projeto e conta que a ideia surgiu da curiosidade das crianças sobre o assunto. “Todo início de ano pensamos em trazer algo diferente para as aulas e o interesse de alguns alunos pelo esporte foi o que gerou o projeto”.
         
O interesse dos alunos pelo futebol jogado com as mãos surgiu por causa dos jogos transmitidos pela TV, e para tirar as dúvidas com relação ao esporte eles iniciaram pesquisas e assim, contagiaram outros alunos. Textos, atividades e desenhos deram origem a um painel que mostra a paixão da garotada pelo assunto.
 
Depois disso mobilizaram a escola para a compra de uma bola oval (oficial da modalidade) e canos de PVC para a montagem de duas traves, que tem como base, pneus cheios de cimento. Com os materiais prontos eles transformaram uma área gramada da escola em campo e puderam colocar em prática as regras que aprenderam com as pesquisas.
 
Fabiano conta que as regras do esporte foram adaptadas com as sugestões das crianças. “Estudamos as regras do futebol americano profissional, mas fizemos as adaptações para jogarmos na escola”. Segundo ele houve um envolvimento de toda a escola e os alunos do 1º ao 5º participam de atividades com a bola oval. “As atividades são direcionadas de acordo com a faixa etária”.
 
Filipe Pires, também professor de educação física da escola conta que está sendo muito bom ver o envolvimento das crianças com o projeto. “Eles estão eufóricos. Nunca vi uma turma tão entusiasmada com um projeto”.
 
Filipe conta que o jogo tem proporcionado o gosto pela prática de atividade física e mais que isso, tornou-se uma atividade inclusiva. “Eles compreendem a importância de cada integrante e que o time precisa de todos, cada um fazendo sua função”. Segundo ele o futebol americano traz para as crianças a necessidade de trabalhar em equipe, o respeito aos limites, a concentração e a elaboração de estratégias.
 
O aluno Ricardo Henrique Nascimento, de 10 anos, conta que já assistia aos jogos pela TV e sempre teve vontade de jogar. “Agora posso jogar com meus amigos e aprender as regras”. Já Mariana Melo que já praticou vários esportes acha que a parte mais interessante é que o futebol americano é um jogo bem diferente e que valoriza a equipe. “Temos que pensar juntos para fazer as estratégias do time”.
 
 
Envolvimento 

       
O esporte não tem sido tema somente das aulas de educação física. O professor de filosofia Jucélio Galdino  também abraçou o projeto desde o início e aproveitou o interesse das

crianças pelo esporte para trabalhar a parte social, o que tem ajudado na convivência. “O esporte trabalha com a importância da equipe e a solidariedade, além de princípios e valores. Trazemos esses conceitos para as conversas em sala”. Ele acredita que todo esse trabalho tem reforçado o respeito e a colaboração entre as crianças.

         
Como é um esporte com origem nos Estados Unidos, usa muitos termos e expressões em inglês. Isso aumentou o interesse dos alunos pela língua estrangeira e o envolvimento do professor de inglês da escola com o projeto.
 
O interesse das crianças pelo esporte foi contemplado em março por convites para assistir o jogo profissional entre Jundiaí Ocelots e Corinthians Steamrollers, que foi realizado pela Super Copa São Paulo de Futebol Americano. 14 alunos puderam ir com os pais assistir ao jogo no Ginásio Romão de Souza, em Jundiaí e trazer para os colegas mais informações sobre o esporte. As crianças agora aguardam ansiosas a visita dos jogadores do time Jundiaí Ocelots à escola.