Escolinhas de futsal em Várzea Paulista uma goleada de benefícios

Esporte e Lazer - Destaques
A modalidade traz inúmeros benefícios à saúde; Escolinhas da Prefeitura contam com mais de 500 atletas
 
 
O futebol de salão é um dos esportes mais praticados no Brasil e conquista cada vez mais adeptos de todas as idades. Praticado em quadras e com um número menor de jogadores do que o futebol de campo, ele faz sucesso pela dinâmica de jogo e os diversos benefícios que traz a saúde. A prática é indicada para adultos e crianças e ajuda na conquista de mais qualidade de vida.
 
Com tantos benefícios a modalidade é uma das favoritas em Várzea Paulista. As escolinhas de futebol de salão fazem muito sucesso e contam mais de 500 atletas. O departamento de Esportes oferece as aulas as crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.
 
Além dos benefícios à saúde o esporte também estimula a disciplina e responsabilidade dos alunos. O diretor de esportes Luiz Antônio da Silva conta que é cobrado compromisso dos alunos e isso ajuda no desenvolvimento como cidadão. “Os professores são rigorosos, cobram disciplina e isso ajuda também na escola e no comportamento em casa”.
 
O professor José Carlos Gonçalves, conhecido como “Paquinha”, ressalta que a disciplina estimula a mudança de comportamentos. “Cobramos que todos tenham boas notas, quem tira notas vermelhas fica suspenso dos treinos. Conversamos muito e orientamos sobre muitos assuntos, como drogas, companhias e saúde. Isso gera o comprometimento dos atletas”. Ele conta também que muitos garotos que passaram pelas aulas hoje trazem seus filhos para os treinos. “Percebemos assim como o esporte é importante na formação dos jovens” completa o treinador.
 
E toda a disciplina não tira a ludicidade da atividade. Os alunos contam que se divertem nas aulas e fazem amigos. Manuel Vitor Santos Correa, de 8 anos, conta que o treino é um momento de lazer e que se diverte muito nas aulas. “As aulas são muito legais, encontro os meus amigos e me divirto com as atividades”.
 
As meninas também tem espaço nos treinos. Larissa Aparecida Vicente, 12 anos, conta que ingressou no esporte pensando na saúde, mas que hoje já almeja carreira profissional no futebol. “Tenho melhorado a cada treino e tem sido muito bom. É um esporte muito legal e agitado”.

 
O motorista José Basso traz o filho para treinar toda a semana. Ele relata que a saúde e a disposição do menino de 9 anos melhorou muito. “Ele emagreceu e mudou o comportamento até com a alimentação. Ele já acorda preocupado com o horário do treino e não perde nenhuma aula”.
 
Já Janaína Franchi relata que a maior mudança no filho Nicolas de 9 anos foi no comportamento. “Meu filho era muito nervoso e agitado e o futebol o ajudou a controlar a ansiedade e gastar energia”. Ela conta que hoje o menino tem mais paciência com os irmãozinhos e se dá melhor com as outras crianças na escola. “Ele é muito ativo e hoje usa essa agitação de forma positiva e recebe elogios dos professores”.
 
Ela recomenda o esporte aos pais que tem crianças que assim como seu filho são agitadas e tem dificuldade de relaciona-se com outras crianças. “Hoje eu não tenho mais problemas com o comportamento dele, só elogios”.
 
Locais e inscrições
 
As aulas de futebol de salão acontecem em três locais nos períodos da manhã e da tarde. No Ginásio de Esportes Ayrton Senna, no Jardim Maria de Fátima, as aulas são ás segundas, terças e quintas. Já no Ginásio Jordan Dias Fernandes, no Jardim Promeca, ás aulas acontecem às quartas e sextas feiras. Nas terças e quartas a modalidade é oferecida no Ginásio de Esportes da Vila Popular.
       
Para participar é necessário comparecer no local onde deseja realizar as aulas com uma cópia do RG ou da certidão de nascimento e preencher uma ficha cadastral. Também é solicitado um atestado médico para práticas esportivas. As aulas contam com orientação de 4 professores e os atletas participam frequentemente de campeonatos representando a cidade.
 
 
Mais sobre a modalidade e seus benefícios
 
O futebol de salão é um esporte que trabalha a resistência muscular e o condicionamento cardiovascular. Além disso, desenvolve habilidades motoras como locomoção, coordenação e equilíbrio. Ele ainda estimula o raciocínio rápido e a cognição e a valorização de regras, compromisso e disciplina.
       
O futebol de salão surgiu no Uruguai, no século XX, como uma variação do futebol de campo. Possui estruturas e regras semelhantes, mas é praticado em uma quadra com superfície lisa. Cada equipe conta com cinco jogadores. A partida tem duração de 40 minutos divididos em dois tempos.
       
O futebol de salão exige mais habilidade, pois com a quadra menor o jogador precisa realizar dribles curtos e rápidos, com maior domínio de bola. Exige também passadas curtas que exigem maior esforço muscular.