Várzea Paulista participa de reunião sobre “Muralha Virtual”

Governo e Administração - Destaques
Municípios do Aglomerado Urbano de Jundiaí debatem questão da implantação do monitoramento por câmeras na região

Na última sexta-feira (22), foi realizada na Prefeitura de Jundiaí, uma reunião com representados dos municípios do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) sobre a implantação do monitoramento por câmeras na região, chamado de Muralha Virtual.

Várzea Paulista foi representada pelo vice-prefeito e secretário de Educação Rodolfo Braga e o comandante da Guarda Municipal Laércio Bifani, que ressaltaram a importância do uso da tecnologia a favor da segurança pública.

“A implantação deste sistema pode contribuir muito com o trabalho desenvolvido pelas Guardas Municipais dos sete municípios”, diz Braga. Já para Bifani, o serviço integrado será o maior facilitador. “Ter as fronteiras de todas as cidades monitoradas vai agilizar o desenvolvimento do nosso ofício”, relata.

De acordo com o prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, a assinatura do termo de compromisso para a implantação do projeto no AUJ foi realizada em julho de 2014. Segundo ele, o projeto já foi concluído e a licitação para a compra das câmeras, que na primeira fase do projeto serão 93, foi finalizada.

O intuito do gestor é verificar junto ao Governo do Estado o motivo do trabalho não ter sido iniciado. “Queremos ter esse sistema implantado nas nossas cidades e conhecer os pontos de implantação levantados pelo Estado, para isso, precisamos cobrar junto a eles sua efetivação”, explica. Bigardi explicou que já foi agendada uma audiência com o governador para discutir a questão.

Também participaram da reunião representantes dos municípios de Cabreuva, Louveira, Campo Limpo Paulista, Itupeva e Jarinu.