Conselho de Assistência Social toma posse e tem presidente eleita

Desenvolvimento Social - Destaques
Novos eleitos conduzem as ações do órgão pelos próximos dois anos

O CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) de Várzea Paulista tomou posse oficialmente, na manhã da última sexta-feira (22), e teve sua nova presidente eleita, Valéria Barem, assistente social da Prefeitura. Na presença de autoridades municipais, os novos conselheiros formalizaram a posse para o biênio 2015-2017.

O vice-presidente também foi eleito: André Júlio Szabo. Segundo Valéria, o CMAS é importante por permitir a união de profissionais de várias áreas e da sociedade civil. Assistente social da Prefeitura há 20 anos, ela explica que o órgão pode por em prática a Política Nacional de Assistência Social, de forma que a população seja contemplada. Para o funcionamento da entidade, Valéria avalia como positiva a presença de agentes específicos da assistência social. “É bom existir alguém da profissão junto”.

O secretário de Desenvolvimento Social, Jeremias Santana, reconheceu o trabalho realizado pelos conselheiros no mandato dos últimos dois anos e estimulou os novos eleitos. O gestor destacou a incumbência que o órgão tem de acompanhar as contas de sua pasta. “Para nós, a comissão é muito importante, porque nos dá um respaldo para um trabalho eficiente e correto”.

Apesar das dificuldades financeiras e ausência de repasses federais nos últimos meses, a pasta tem se esforçado e está aberta a prestar sempre esclarecimentos ao CMAS, segundo o gestor. “Estamos fazendo aquilo que é possível com as reservas que temos”.

O secretário de Governo e Comunicação, David Alexandre, também fez questão de elogiar o trabalho realizado pelo órgão. “Não é só uma vida que o trabalho de vocês tem transformado”, reconheceu. “Parabéns a todos e que vocês façam uma gestão tão excelente quanto essa que se encerra hoje”.

Os esforços da atual administração para a melhor qualidade de vida da população também foram ressaltados pelo gestor: retomada das obras de macrodrenagem do Córrego Bertioga; fase final das obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e da UBS Jardim Cruz Alta; inauguração do Ecoponto (local de descarte consciente de resíduos sólidos) e fase final dos trabalhos para o início das obras das 292 casas populares, para famílias de baixa renda da Região Norte.

Categoria satisfeita

A nova presidente do CMAS também fez questão de reconhecer a articulação política da atual administração municipal, que permitiu a correção da carga horária e dos salários dos assistentes sociais, a partir de fevereiro deste ano. A categoria reconhece o esforço feito, em sua visão. “Isso foi uma mostra de que o governo reconhece a profissão”.

Sobre o CMAS

O órgão é formado por 24 titulares – 12 titulares e 12 suplentes – divididos igualmente entre poder público e sociedade civil. Do governo municipal, há representantes das seguintes Secretarias: Desenvolvimento Social (dois titulares e dois suplentes); Saúde (um titular e um suplente); Educação, Cultura, Esportes e Lazer (um titular e um suplente); Finanças (um titular e um suplente) e Assuntos Jurídicos (um titular e um suplente).

Da sociedade, há representantes de vários segmentos: organizações de usuários dos serviços (um titular e um suplente); entidades e organizações de assistência social (dois titulares e dois suplentes); trabalhadores do SUAS – Sistêmica Único de Assistência Social (um titular e um suplente) e entidades de trabalhadores (um titular e um suplente). Estão representadas as entidades: APAE; Casa Transitória Menino Jesus e Sindicato dos Servidores Públicos de Várzea Paulista, Jarinu e Cajamar.