Conselho da Criança e do Adolescente toma posse

Desenvolvimento Social - Destaques
Membros eleitos passam a conduzir as ações do órgão, pelo biênio 2015-2017

Os membros eleitos do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) de Várzea Paulista tomaram posse oficialmente, na manhã da última quinta-feira (21), na Câmara Municipal.  Com a presença de autoridades dos poderes executivo e legislativo, formalizou-se a nova equipe que passa a conduzir as ações da entidade, no biênio 2015-2017.

O novo presidente, Roger Antônio Vieira, representante do CES (Cursinho Educacional Social), mostrou-se bastante motivado para buscar novas políticas públicas, acompanhar sua implantação e angariar recursos destinados às causas dos jovens varzinos. “Desde 1988, os conselhos nos garantiram a participação direta”, explicou. “Estou muito a vontade para tomar a frente deste conselho e criar políticas públicas e desenvolver um trabalho democrático”, finalizou.

O presidente do órgão no último biênio, Leandro Gonzaga, ressaltou que ajudará os novos eleitos, no que for possível. “O CMDCA, neste exato momento, está caminhando para uma nova etapa e parabenizo os novos eleitos”, afirmou.  “Acompanharei o conselho e sempre estarei à disposição no que precisar”.

O secretário de Desenvolvimento Social, Jeremias Santana, colocou sua pasta à disposição e fez questão de incentivar os novos conselheiros eleitos, para o próximo biênio. “Que continue atuando com dedicação e empenho!”.

O gestor também reconheceu o trabalho realizado recentemente por instituições como o CMDCA, o Conselho Tutelar e a APAE. “A gente tem só que agradecer pelo empenho de cada um”, elogiou. “Nós temos que reconhecer e valorizar a atuação do Conselho”.

Debate atual

Um dos temas abordados durante o evento foi a proposta de redução da maioridade penal, atualmente em discussão no Congresso Nacional. O novo presidente do CMDCA aproveitou a disponibilidade da Câmara Municipal de Várzea Paulista, para propor uma possível discussão do tema, em breve na cidade.

Protagonismo e luta por conquistas

O CMDCA é formado, de forma paritária, por 24 membros – 12 titulares e 12 suplentes, representantes da sociedade civil e do governo, responsáveis pela deliberação e monitoramento de políticas públicas. O poder público é quem tem a incumbência de implementá-las,  para a plena efetivação dos direitos assegurados pela legislação específica e pela Constituição Federal à população infanto-juvenil.

Do governo municipal foram indicados representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Finanças, e foi feita uma livre nomeação do prefeito Juvenal Rossi. Da mesma forma, haverá representantes das seguintes entidades: APAE, Casa Transitória Menino Jesus, Guardinha, Centro Educacional Social (CES), Núcleo de Artes e Cultura Anjos ao Resgate e Associação Cultural Expressão Brasil.