Prefeitura faz oficinas ambientais com famílias do entorno do Córrego Bertioga

Desenvolvimento Social - Destaques
CRAS Oeste e Secretaria de Meio Ambiente promovem encontros com famílias residentes no entorno do córrego, atualmente em obras de macrodrenagem

A Prefeitura de Várzea Paulista vai realizar, de maio a agosto, uma série de oficinas ambientais com as famílias residentes no entorno do Córrego Bertioga, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Oeste – Vila Tupi. Os encontros, feitos em parceria pela unidade e a Secretaria de Meio Ambiente, fazem parte do Projeto Socioambiental da Bacia do Córrego Bertioga – contrapartida do convênio com o Governo Federal para as obras de macrodrenagem no local. O objetivo é incentivar práticas ambientalmente saudáveis, a valorização, utilização e o desenvolvimento de tecnologias sociais sustentáveis em saneamento básico, bem como seu acesso, por parte da população.

As oficinas serão realizadas sempre às quartas-feiras, das 14 às 16 horas, nas seguintes datas:

27/05: Lixo Orgânico, Lixo Tóxico e Coleta Seletiva;
24/06: Reutilização de Materiais I;
29/07: Reutilização de Materiais II;
05/08: Compostagem do Lixo Orgânico;
19/08: Uso Consciente dos Recursos Naturais.

Sobre o Projeto Socioambiental da Bacia do Córrego Bertioga

Além de palestras e oficinas com as famílias, a iniciativa prevê, entre outras atividades: coleta e a reciclagem de pilhas, baterias e óleo de cozinha por meio de parceria com uma ONG local (já implantado); apresentação de vídeos sobre a temática ambiental para os alunos das escolas municipais; visitas monitoradas à ETA (Estação de Tratamento de Água) e à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da cidade; plantio de árvores ao longo das margens do córrego pela população.

O CRAS Oeste está localizado na Avenida Bertioga, 1.375 – Vila Tupi.