Vila Real recebe Circuito Saúde e Feira de Meio Ambiente

Meio Ambiente - Destaques
Com apoio da Secretaria de Saúde de Várzea Paulista, evento promove conscientização, vacinação contra gripe e saúde preventiva

A Escola Estadual Armando Dias, na Vila Real, recebeu, no último sábado (16), durante todo o dia, o 1º Circuito Saúde e a 1º Feira de Meio Ambiente. Os eventos conjuntos foram promovidos pela Diretoria Regional de Ensino, por meio do Programa Escola da Família, em parceria com o projeto APE (Ações Preventivas na Escola) e o PVR (Projeto Vozes das Ruas), dos estudantes do curso de medicina da FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí). O objetivo foi fornecer uma série de atividades educativas e de saúde preventiva.

Foram oferecidos diversos tipos de serviços: pré-atendimento de doenças crônicas – diabetes, aferição de pressão arterial, testes de glicemia (diabetes), medidas antropométricas (peso, altura, circunferência abdominal), entre outras. Houve também orientações sobre saúde da mulher, saúde do homem, DSTs, alimentação saudável, saúde bucal, cuidados com quedas e acidentes domésticos, prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, entre outros temas.

Na 1ª Feira de Meio Ambiente, os varzinos puderam ter acesso a oficinas de coleta seletiva e exibição de curtas-metragens relacionados à educação ambiental. Também houve exposições de painéis, acerca da importância da conservação e uso sustentável dos recursos naturais, além de brinquedos, roupas, jogos educativos, entre outros, confeccionados com material reciclável, nas oficinas do Programa Escola da Família.

Apoio da Prefeitura

A Secretaria de Saúde de Várzea Paulista também se fez presente com um posto volante de vacinação contra a gripe, operado por funcionários das UBSs dos bairros Jardim Paulista e Cidade Nova II. Argemiro dos Santos, 72 anos, mora na Vila Real há oito anos e aproveitou a oportunidade para se imunizar. O evento o agradou muito. “É legal dar oportunidade àqueles que não têm”, elogiou. “É uma excelente ideia”.

O Setor de Vigilância e Controle de Zoonoses também promoveu um estande educativo sobre a dengue, com informações como sintomas e formas de prevenção. “A gente tira as dúvidas”, explicou a técnica de saneamento, Natália de Queiroz. Também houve distribuição de telas de proteção para as janelas.

Ensino humanizado

Luiza Luz, uma das alunas da FMJ que prestou atendimento, é uma das coordenadoras do programa de extensão PVR (Projeto Vozes das Ruas). Para ela, as atividades extracurriculares, como o Circuito Saúde, consistem em uma ótima oportunidade para os universitários, que podem lidar com diferentes públicos e aprender a dominar as linguagens necessárias para atender bem a população. “A ideia do projeto é formar melhores médicos”, explicou. “Os alunos têm uma formação mais humanizada”.

Programa Escola da Família

A iniciativa proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes. Com a integração de profissionais da educação, voluntários e universitários, o programa oferece atividades de inclusão social. O foco é o respeito à pluralidade e a uma política de prevenção, para promover a melhoria contínua da qualidade de vida da comunidade contemplada.

Ações Preventivas na Escola

Dentro do Eixo Saúde do PEF, o programa tem como missão criar e promover práticas que favoreçam a adoção de atitudes e hábitos mais protegidos e saudáveis nas escolas e comunidades participantes. Dessa forma, pretende-se estimular a formação de agentes multiplicadores e a conscientização sobre o direito público à saúde de forma lúdica, participativa e permanente.