Cemeb Carlos de Almeida recebe palestra sobre alimentação saudável

Educação - Destaques
Cardápio escolar, premiado no ano passado, é apresentado aos pais e responsáveis dos alunos
 
Pais e responsáveis dos alunos da Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Carlos de Almeida, do Jardim Promeca, puderam assistir à palestra “Escola Verde: Alimentação Saudável nas Escolas e na Família”, na manhã do último sábado (16).
 
Com a exposição teórica e a degustação, os munícipes puderam conhecer o cardápio diferenciado utilizado nas escolas de Várzea Paulista. Segundo a nutricionista Raquel Coelho, a ideia é disseminar o maior uso de ervas, para a redução do sódio, técnica utilizada na merenda escolar. “A gente está passando para divulgar para as famílias”.
 
De acordo com a palestrante, dados recentes do Ministério da Saúde apontam que 48% da população brasileira está obesa. A maior parte desse público é formada por crianças. Por essa razão, as escolas de Várzea Paulista resolveram reduzir o uso de sódio, maior conservante natural existente, muito presente no sal, por exemplo, em 50%, conforme a nova legislação federal criada em julho de 2013. A merenda contempla o uso de ervas e condimentos como alecrim, cheiro verde e alho. “Elas têm um sabor melhor, diferenciado”, explicou.
 
 
Iniciativa aprovada
 
Ângela Silva tem dois filhos na escola e mora no bairro há quatro anos. “A gente veio para ver como utilizar as ervas”, declarou. “Às vezes a gente tem a erva em casa, mas não sabe para que serve, a quantidade certa de usar”. Leidiane dos Santos Oliveira veio da Bahia há três meses e tem gostado da forma como a Cemeb lida com a alimentação de sua filha. “Ela fala: a merenda da escola é boa. A gente come fruta”, revelou. “É bom saber que a escola se preocupa com a alimentação das crianças”.
 
 
Próximos passos
Até o final do ano, todas as escolas da Rede Municipal de Ensino terão acesso à palestra.