Várzea Paulista recebe alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí para Mutirão e Oficinas de Saúde

Saúde - Cotidiano
Cerca de 80 estudantes da Faculdade de Medicina de Jundiaí estarão em Várzea Paulista na escola Armando Dias, na Avenida Pacaembu, Vila Real, realizando um mutirão e oficinas de saúde gratuitas, no próximo sábado, dia 16/05, das 9h às 14h.

Nesse dia, os estudantes farão exames de pressão arterial, glicemia capilar (diabetes), antropometria (peso e medida) e o participante responderá um questionário sobre diversos aspectos de sua saúde. Assim, com todos esses dados e valores, os alunos poderão aconselhar o participante e direcioná-lo às oficinas adequadas.

Nas oficinas serão abordados temas diversos com enfoque na qualidade de vida, dando  mais subsídios aos participantes para que melhorem sua saúde. O projeto contará com a participação dos Alcoólatras Anônimos que devem ministrar uma palestra às 11h.

Essa atividade é parte do Projeto Vozes das Ruas (PVR),  conhecido por seu caráter social, sem fins lucrativos, visando a promoção de saúde da população por meio de atividades e mutirões de saúde, fortalecendo também a formação humanizada dos alunos da instituição. O PVR é uma parceria entre os alunos, a Faculdade de Medicina de Jundiaí e a Prefeitura Municipal de Jundiaí.

Segue detalhamento de cada oficina e cada tema que será abordado  nas oficinas nas escolas:

SAÚDE DA CRIANÇA
Cidadania
Meio Ambiente’
Higiene Básica
Alimentação Saudável
Prevenção de Acidentes
Dengue

PREVENÇÃO E CUIDADOS
Alimentação: “você é o que você come”.
Como evitar quedas
Cuidado com a automedicação
Como anda a sua visão?
Está com pressão alta? E a diabetes?

SAÚDE DA MULHER
Câncer de mama e de colo de útero.
Infecções sexualmente transmissíveis

A mulher e sua relação com o próprio corpo: ciclo menstrual, síndrome da tensão pré-menstrual, menopausa, autoestima e ditadura da beleza.
Planejamento familiar: tripla jornada de trabalho, orientações para gestantes, métodos contraceptivos.

SAÚDE DO ADOLESCENTE
Drogas: tipos de drogas, efeitos, vícios e questão social.
Sexualidade: conhecendo o próprio corpo, a primeira vez e gravidez na adolescência.
Profissão: Como escolher minha carreira? Como eu posso realizar meu sonho? Dúvidas sobre ENEM, FIES, ProUni, FATEC e outros.

SAÚDE DO HOMEM
Câncer de próstata
Discutindo o problema do álcool e do cigarro
Doenças sexualmente transmissíveis.