Prefeitura unifica serviços de proteção especial

Desenvolvimento Social - Destaques
CREM (Centro de Referência da Mulher) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) passam a funcionar no mesmo equipamento e geram economia

A Prefeitura de Várzea Paulista unificou, os serviços prestados pelo CREM (Centro de Referência da Mulher) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Os trabalhos passam a ser prestados onde funcionava apenas o CREM, na Vila Tupi. A mudança promove a concentração dos serviços de proteção especial, sem nenhuma interrupção de nenhum dos dois, e gera a economia de R$ 27.552,00 com aluguel.

Segundo a coordenadora dos dois aparelhos, Lilian Meirelles, um serviço não substitui o outro, já que a proteção especial às mulheres era prestada em separado, em razão da disponibilidade do prédio. “A mulher vítima da violência está dentro do escopo de proteção especial”.

A procura das mulheres por auxílio, em razão da violência doméstica, é baixa e o CREM estava subutilizado. No ano passado, 49 mulheres foram atendidas pelo CREM e, nos três primeiros meses deste ano, houve poucos casos novos de busca das mulheres pelo serviço do órgão: 4, em janeiro; 4, em fevereiro e 3, em março.

Segundo a coordenadora, muitas mulheres resolvem não  fazer as denúncias por sofrerem violência doméstica. Elas, em geral, procuram a proteção especial por outros problemas familiares, como drogas.

A partir de agora, com a unificação dos serviços, podem-se detectar, nesses casos, que existe também essa violência específica contra a mulher. “No acompanhamento familiar, você percebe que existem outras questões”, explica. “O serviço unificado é mais eficaz”.

Serviços de proteção especial

O CREAS atende todos os munícipes em situação de risco. São casos direcionados pelo Conselho Tutelar e pelo Poder Judiciário, por exemplo.
Entre outras medidas, o aparelho auxilia jovens que cometeram atos infracionais, a cumprirem as medidas socioeducativas, determinadas pela Justiça. De acordo com a coordenadora do órgão, Lilian Meireles, os técnicos de referência acompanham os adolescentes que não precisam cumprir pena na Fundação Casa e suas famílias. A ideia é que possam ser reinseridos na sociedade e façam um planejamento de vida ético e dentro da lei. Outro programa é o Jornada Estendida. As crianças em condição de risco social atendidas pelo CREAS têm acesso, de terça a quinta-feira, no contraturno escolar, a palestras e outras atividades educativas e lúdicas.

Proteção às mulheres

A mulher que opta pela denúncia por violência doméstica recebe, com sigilo absoluto, a base necessária para vencer e romper o ciclo da violência. Posteriormente, as mulheres recebem subsídios para decidir se optam pela separação, boletim de ocorrência contra o agressor ou outras medidas, como por exemplo, sugestão de internação do agressor, quando é dependente químico. As referenciadas contam com acompanhamento e podem, inclusive, receber auxílio  com os trâmites legais cabíveis, de acordo com a demanda.

Como buscar os serviços

O prédio do CREM e do CREAS fica localizado na Rua Arajá, 199 – Vila Tupi. Os telefones são 4596-4627 e 4606-0437.