Diversos bairros de Várzea Paulista recebem serviços públicos

Limpeza Pública, tapa buracos, recuperação de tampas bueiro e plantio de gramas

A Prefeitura de Várzea Paulista, através da Secretaria de Infraestrutura Urbana, dá sequencia diariamente as obras de reparos da cidade. O objetivo é atender ás solicitações dos moradores feitas a Ouvidoria do município.

Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, o trabalho de tapa buracos, limpeza pública, plantio de grama, fazem parte do cronograma da pasta, Em vários bairros os serviços foram executados.

Limpeza Pública

Na Rua Acalifas, no Jardim Bertioga, uma solicitação de um morador pedia emergência na recuperação de um terreno público, Arnaldo Moreria Junior, 32 anos, fez a reclamação “Fico muito contente com o retorno do poder público, pois o local era de risco para população”. O vizinho do terreno Eduardo Donizete, 36 anos também elogia o trabalho. “O local estava com muito entulho e podia desmoronar a qualquer momento, agora tem mais segurança”.

Tapa Buraco

Enquanto isso, no bairro Vila Popular, na Rua Pernambuco, a Prefeitura trabalhava para tapar os buracos do local. Selma Preste, 50 anos, moradora do bairro, informou estar aliviada com a recuperação dos buracos. “É importante à recuperação da rua porque muitas vezes carros, motos, caminhões podem quebrar ou mais grave de tudo, sofrer acidentes”, disse. A Secretaria de Infraestrutura está na segunda leva de 200 toneladas para aplicar em várias regiões da cidade.

Novas Tampas

Já no bairro Jardim América IV, na Rua Sananduva, a equipe esteve presente para retirada das antigas tampas de bueiros que estavam todas quebradas e impedindo o escoamento de água. A manutenção, limpeza e reparos de boca de lobo seguem nos bairros nos próximos dias.

Escola Anísio Teixeira

A reconstrução do muro de arrimo da Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Anísio Teixeira, no Jardim América II está sob finalização. Nesta semana, a Secretaria de Infraestrutura Urbana fechou o trecho mais crítico da alvenaria. A outra parte do alicerce está finalizada. Desde o fim de março foi derrubado o muro antigo e retirado o piso anterior. Além do trecho mais importante da nova alvenaria, serão refeitas as ligações de esgoto e captação de águas pluviais. Também será efetuado um novo aterro. Ao todo, serão investidos R$ 161.215,85 advindos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). A obra deve ser concluída até o final desse mês.

Plantio de Grama

O plantio de um novo gramado no bairro jardim Paulista, está em fase final. Após o término, a equipe segue com outros projetos pelo bairro. Na próxima semana o serviço segue na região do Jardim América.

Pista de caminhada no Mursa

A Prefeitura de Várzea Paulista dá continuidade à construção da Pista de Caminhada do Mursa. A empresa licitada, sob fiscalização da Secretaria de Infraestrutura Urbana, está concluindo a colocação de aproximadamente 600 metros de guia, no trecho da pista mais próximo do orquidário Biorchids.

Esse mesmo trecho já recebeu terraplanagem, compactação do solo, drenagem e alinhamento para a colocação das guias. De acordo com o gestor, foi possível retomar os trabalhos em março, em razão da liberação parcial dos convênios federais (lotes 1 e 2). Se as condições naturais permitirem, os trabalhos devem ser concluídos até o final de agosto, de acordo com o secretário. Ao todo, serão construídos 3,5 km de ciclovia e pista de caminhada, entre o Córrego Pinheirinho e o Orquidário. A obra será custeada por R$ 608.929,86 do Governo Federal; a Prefeitura arcará com as contrapartidas de R$ 44.697,46 .

Sinalização de Solo

A Secretaria de Trânsito está concluindo nesta semana a sinalização de solo no bairro São José. Logo a finalização, a programação segue para Rua Coronel de Castro; Av. Eduardo de Castro, em frente ao Hospital Municipal Dr. Alcípio Oliveira Junior, e será finalizada a programação na Fernão Dias Paes Leme até a Duque de Caxias.