Conselho da Pessoa Idosa toma posse e tem nova presidente eleita

Desenvolvimento Social - Destaques
Terezinha Udovic conduzirá as ações do órgão pelos próximos dois anos

Na tarde da última quarta-feira (13), os representantes da sociedade civil tomaram posse oficialmente como membros do CMPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa) de Várzea Paulista, para o biênio 2015-2017. Na reunião, feita na presença de autoridades dos poderes executivo e legislativo, a entidade também elegeu sua nova presidente, Terezinha Udovic, representante da sociedade civil organizada. O evento, no Centro de Convivência Socioambiental (antigo Clube da CICA), teve como objetivo oficializar os novos componentes do órgão.

Aos 73 anos, a munícipe varzina disse que lutará por causas em favor de todas as pessoas idosas. Participante da Pastoral da Pessoa Idosa e do Conselho Municipal de Saúde há três anos, Terezinha espera conseguir mais avanços para nas áreas da saúde, transporte público e lazer. A ideia é que as pessoas da terceira idade se conscientizem de seu protagonismo na luta por novas conquistas e na garantia dos direitos. “Uma das lutas da gente é incentivar a pessoa idosa para buscar o seu empoderamento”.

O secretário de Desenvolvimento Social, Jeremias Santana, elogiou a atuação do CMPI e ressaltou que a administração municipal está atenta às causas da terceira idade. “Eu parabenizo o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, pela disposição que vocês têm de estarem sempre atuando e participando”, reconheceu.

Apesar das dificuldades financeiras, o gestor também ponderou os esforços da administração municipal para atender às demandas das pessoas idosas. Santana citou o Centro de Convivência Socioambiental, que, em breve, oferecerá uma série de atividades a esse público. “Já é um primeiro passo para que vocês tenham melhor qualidade de vida”.

Esforços e otimismo

Quem também fará parte do CMPI é Eurides de Matos, 61 anos.  A munícipe representará o Grupo Bem Viver e vai buscar novas opções de lazer aos munícipes, como academia e salão de danças. “Quero batalhar por novas conquistas”.

Eleição

No último dia 23, O CMPI elegeu oficialmente seus novos representantes da sociedade civil organizada – cinco titulares e cinco suplentes – para o biênio 2015-2017.

Quatro entidades terão representantes: Pastoral Fé e Política; Associação dos Aposentados; Pastoral da Pessoa Idosa e Grupo Bem Viver. Todas elas terão um titular e um suplente, com exceção da Associação dos Aposentados, que contará com dois titulares e dois suplentes.

Do governo municipal, cinco Secretarias serão representadas, com um titular e um suplente cada, indicados pelos respectivos secretários: Desenvolvimento Social; Saúde; Educação; Assuntos Jurídicos e Trânsito.