Várzea Paulista estuda programa social para construir pista de skate

Esporte e Lazer - Destaques
Projeto social voluntário é idealizado por skatista internacional 
 
A cidade de Várzea Paulista pode ser reconhecida como a cidade do skate, por meio de um programa social voluntário que está nascendo e ganhando forma. O projeto é uma parceria entre a prefeitura e o atleta internacional, Diego Fiorese, que saiu de Várzea Paulista para ganhar as pistas de skate mundo a fora.
 
Na última semana, Diego apresentou o programa que objetiva construir uma pista de skate e mais que isso, um espaço cultural onde as crianças podem aprender diversas oficinas como, aluas de fotografia, oficinas artesanais e práticas de esportes radicais. O programa social voluntário foi apresentado ao secretário de obras, Josué Santana, representantes da secretária de esportes, e comerciantes do segmento de skateboard. 
 
No encontro foram discutidas questões geográficas, local de construção da pista de skate e busca de parceiros, investidores para realização do projeto. 
 
De acordo com o secretário Josué, o projeto visa criar uma ação social. “Queremos que aqui na cidade as pessoas achem um lugar próprio para desenvolver a prática de esportes radicais, é fazer acontecer na cidade, por isso vamos estudar todas as áreas para construir um projeto de qualidade,” disse Josué. 
 
O skatista internacional, Diego Fiorese (27), saiu de Várzea Paulista há 3 anos e reside na Dinamarca, já disputou diversos campeonatos e, em 2013 conquistou o 3º no ranking mundial. O atleta conta que quer mudar a visão que as pessoas têm de Várzea de Paulista. “Minha intenção é transformar Várzea na cidade do skate, é incentivar as crianças saírem das ruas e praticar um esporte, não quero que outras pessoas precisem sair de sua cidade, assim como eu sai, para encontrar um lugar onde possam praticar o esporte e ter todo apoio necessário”, explica Fiorese.
 
Diego idealizou o projeto a fim de transformar a cidade como um todo. “O skate é o segundo esporte que mais cresce no Brasil, ficando atrás apenas do futebol, o programa social é muito importante, pois o skate muda e transforma a vida das pessoas, queremos fazer algo diferente, algo que chame a atenção das pessoas para dentro do município”, disse o atleta.