Semana da Enfermagem tem palestra sobre parada cardíaca e reativação cardiopulmonar

Saúde - Cotidiano
Profissionais da saúde recebem atualização de procedimentos, técnicas e fluxos

Técnicos e auxiliares de enfermagem da Rede Municipal de Saúde e do Hospital Municipal Dr. Alcípio Oliveira Junior receberam, no local, uma palestra sobre parada cardíaca e reativação pulmonar, na manhã da última quarta-feira (13).

Segundo a coordenadora técnica de enfermagem, Tiesa de Mattos, o encontro, que faz parte da Semana de Enfermagem em Várzea Paulista, visa a atualização profissional dos servidores. “É para atualizar os procedimentos e fluxos e passar as técnicas novamente”, explicou a palestrante.

Os servidores também tiveram espaço para compartilhar experiências e receberam orientações para poderem realizar um atendimento humanizado. Entre outros casos usados como exemplo, abordaram-se as formas de lidar com os familiares de pacientes que vêm a óbito em razão de uma parada cardíaca. Foi o que relatou a psicóloga e coordenadora hospitalar, Joyce Britto. “Não é só trabalhar o técnico, mas também a pessoa que é técnica”, justificou. “Profissional que está bem consegue fazer bem (o trabalho)”.

Técnico de enfermagem do Hospital há três anos, André Luiz da Silva reconhece a importância de atualizar os procedimentos e conhecimentos das novas tecnologias, para que o profissional não fique defasado. “É fundamental o Hospital ter o trabalho de sempre instruir, atualizando o funcionário”.

Quem também destacou a pertinência da palestra foi a técnica de enfermagem do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Lucineide da Silva, servidora pública da cidade há 13 anos. A funcionária trabalha na unidade desde 2013 e considera relevante se atualizar, para poder auxiliar bem a enfermeira e saber como lidar em situações de emergência com pacientes que possuem DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). “No CTA, eu acho importante porque a gente trabalha muito com o tratamento das DSTs”, explicou.

Como fica distante do cotidiano do Hospital, Lucineide revela que a palestra consiste em uma oportunidade de conhecer os novos procedimentos. “Eu tenho que estar atualizada”.