Dia “D” de vacinação contra gripe leva população ás Unidades de Saúde

Saúde - Cotidiano
Várzea Paulista tem como meta imunizar mais de 25 mil pessoas; campanha vai até o dia 22 de maio em todas ás UBS’s
 
O movimento nas unidades básicas de saúde de Várzea Paulista foi intenso neste sábado (09), o dia “D”da vacinação contra a gripe. Dona Marli Souza, aos 66 anos, aposentada fez questão de receber a imunização “Logo que soube da vacinação, já procurei o postinho e pronto tomei a vacina”.  “Seu” Arlindo Alves de Oliveira, 62 anos, aguardava o chamado para entrar na sala de vacina da Unidade Básica de Saúde do bairro São José, o aposentado há 3 anos, recebe a vacina e garante nunca mais ter sentido uma forte gripe “Não me lembro dos sintomas da gripe, a injeção é tão rápida e tão importante” completou Oliveira. Antes receio da dor, depois tudo tranquilidade, assim Maria Eva Pedroso, de 64 anos, resume a sua passagem pela sala de vacina “Pensei que ia doer, mas foi só uma picadinha bem rápida e nem doeu” sorridente a aposentada deixou a unidade de saúde.
 
Um posto itinerante foi montado na Avenida Fernão Dias Paes Leme, para facilitar o atendimento. Jane Matos, de 67 anos aproveitou sua ida ao supermercado para em poucos segundos estar longe da gripe “Foi por acaso encontrar ás enfermeiras aqui,  já aproveitei e recebi a vacina, estou em dia com minha saúde”, brincou Matos.
 
A secretaria de saúde de Várzea Paulista tem como meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde imunizar 80% dos grupo estimados: idosos (8.481), crianças de seis meses a 5 anos incompletos (7.279) mulheres gestantes (1.309) puérperas até 45 dias após o parto  (215), trabalhadores de saúde (1.898) portadores de doenças crônicas (5.882)  formando assim um  total de 25.064,  até o momento a cidade já imunizou 16.6% desses grupos.
A campanha prossegue até o dia 22 de maio nas unidades básicas de saúde do município, que funcionam das 8h da manhã ás 17h.
Câncer bucal.
 
O dia também foi de conscientização sobre o câncer bucal, nas 12 unidades básicas de saúde, um dentista estava de plantão para orientar a população, em uma avaliação o profissional de saúde orientava o paciente sobre os cuidados e os métodos de prevenção para manter em dia a saúde bucal.  Quem passou pela avaliação elogiou os serviços “É muito importante esse trabalho, por sorte não apresentei nenhum problema, tem sempre que se cuidar” destacou José Aparecido de Toledo, 68 anos, aposentado.