Água potável uma realidade aos moradores da região do Gauchinha

Infraestrutura - Destaques
Com o booster (bomba) instalado, todos os moradores já podem requisitar água potável à empresa
Os moradores dos bairros Jardim das Rosas e das Chácaras Azaléias, Clube Castanheiras, Jardim Gauchinha e Araçary, contemplados pelo programa Vida Cristalina já podem solicitar a caixa padrão junto à Sabesp.

Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, como a CPFL instalou, na última quinta-feira (7), o transformador para a colocação do booster (bomba), a água poderá vencer a gravidade e abastecer as chácaras das zonas mais altas. “Com a ligação do booster, agora é possível levar água a todas as casas”, explica.

Segundo o supervisor de Terraplanagem Urbana e Asfalto, Flávio Spinucci, os munícipes fazem o pedido da caixa padrão à Sabesp e da ligação entre a rede principal, totalmente concluída, e as residências. São esperadas de 300 a 350 pedidos à empresa, das 306 chácaras existentes nos bairros atendidos. A compreensão dos moradores locais foi fundamental, durante a instalação da tubulação, de acordo com o gestor.
 “O sistema de água já está implantado”.

De acordo com Germano, o caminhão pipa utilizado para abastecer as casas da região será direcionado, aos poucos, a outro bairro mais prioritário, em breve. Por esse motivo, o pedido de instalação da caixa padrão é imprescindível, por parte de todos os moradores. Os munícipes permanecerão com a opção de utilizar a água de poços artesianos.

Como pedir a caixa padrão

A instalação do recipiente protetor da Sabesp é fundamental para que a empresa instale o hidrômetro e forneça a água potável. As solicitações devem ser feitas pelos munícipes diretamente na sede da empresa, na cidade, com a apresentação de documentação e pagamento de taxa padronizada.
Os interessados devem apresentar a cópia dos documentos pessoais (CPF e RG) e de um documento de posse, no nome do solicitante (IPTU, escritura ou contrato de compra e venda). Se o contrato de compra e venda estiver no nome do cônjuge, é necessário apresentar cópia da certidão de casamento. A taxa para a solicitação da caixinha padrão e a ligação simples é de R$ 147,00.

Segundo Germano, após essa etapa, a Prefeitura solicitará à CPFL a ligação do booster, equipamento instalado pela Sabesp, para que a água vença a gravidade e abasteça as casas das regiões mais altas. A Sabesp está localizada na Rua Guarova, 501 – Jd. das Palmeiras.

Boa expectativa

Quem está otimista para receber a água potável em casa é Geraldo dos Santos, morador do Jardim Gauchinha há quase 20 anos. Ele foi um dos que se mobilizaram, em 2002, para pedir à Prefeitura o caminhão pipa para as primeiras 25 famílias, a partir de 2003. “Eu estava vendendo a chácara, porque não tinha água”, revela.

Ter água encanada em casa será muito importante para a sua família, em sua avaliação. Sem esse bem natural, a vida se complica. “Você não pode fazer uma festa, reunir a família, não pode fazer nada”.

Mais avanços

A CPFL também efetuou a troca de oito postes, aumentou a capacidade de energia local e instalou cabos mais modernos, que impedem a queda energética em caso de queda de galhos, por exemplo.

Sobre o Vida Cristalina

306 residências passarão a receber água potável, nas chácaras da região do Jardim Gauchinha, Chácara São Guido, Condomínio Nossa Senhora Aparecida, Chácara Paulista e Chácara Araçary. Serão 11,7 quilômetros de rede de água. O custo total para o término do Programa Vida Cristalina será de R$ 360 mil, divididos igualmente entre a administração municipal e a Sabesp: a Prefeitura fornece a mão de obra e a Sabesp custeará os materiais utilizados.