Várzea Paulista ganha primeiro Ponto de Convivência

Meio Ambiente - Destaques
Banco ornamentado com flores fica na Avenida Fernão Dias Paes Leme

A Prefeitura de Várzea Paulista instalou, na última quarta-feira (6), o primeiro Ponto de Convivência da cidade, na Avenida Fernão Dias Paes Leme, ao lado do ponto de ônibus, em frente ao Chácara Mall, no lado oposto da via. Os agentes da Secretaria de Infraestrutura Urbana concluíram a instalação de um banco ornamentado com flores. “O local do primeiro foi escolhido para haver uma visualização melhor do projeto”, explica o secretário da pasta, Renato Germano.

Baseado em projetos americanos e europeus, o novo espaço público tem como objetivo possibilitar que os munícipes possam conversar, utilizar o telefone celular, entre outras formas de socialização.

O modelo concluído nesta semana, um dos vários existentes, é todo feito de madeira, e tem como bases duas secções de postes doados pela CPFL. O caixote anexo é enfeitado com flores ornamentais resistentes. Os materiais e plantas foram adquiridos com apoio da iniciativa privada.

Aprovação

A professora Vera Lúcia da Silva trabalha na cidade há 28 anos e sempre frequenta o local para esperar o ônibus. Ela gostou muito da iniciativa e parabeniza a administração. “Foi maravilhosa essa ideia de colocar um banco aqui”, elogia. “A gente está vendo as mudanças no dia-a-dia”.

A expectativa agora é pela cooperação dos usuários do novo espaço. “Espero que a população valorize, não piche, não estrague”. Regina Corrêa também aprovou o Ponto de Convivência e o considera uma grande conquista para o município. “É muito agradável se sentar aqui”.

Próximos passos

Dentro do projeto Mobiliário Urbano, a ideia é que sejam construídos novos pontos de convivência em praças e outros espaços públicos, definidos pela Prefeitura.

Nesse sentido, Germano revela que a administração municipal vai buscar parcerias com lojas, empresas e pessoas físicas da região, de forma que a Prefeitura forneça a mão de obra e a iniciativa privada disponibilize os materiais ou a verba para adquiri-los.

Em contrapartida, haverá espaço para a divulgação da marca apoiadora. “A ideia é apresentar (o projeto) para as empresas”.

A estrutura do banco (madeiramento) tem custo variável em torno de R$ 600,00 e o paisagismo custa aproximadamente R$ 215,00 (depende da escolha das flores).

Os empresários interessados podem entrar em contato, para mais informações, pelo telefone 4596-1612.