Prefeitura acompanha finalização da Fase 1 do Córrego Bertioga

Artigos das Empresas
Após conclusão das aduelas e da tubulação complementar, empreiteira prepara espaço para asfaltamento

A Prefeitura de Várzea Paulista acompanha, nesta semana, a preparação para a realização do asfaltamento e das guias na área da Fase 1 das obras do Córrego Bertioga, entre a Avenida Fernão Dias Paes Leme e a Avenida Ipiranga. O objetivo é garantir a correta finalização, nas próximas semanas, dessa etapa das obras de contenção de enchentes no centro da cidade, por parte da empreiteira licitada.

No início deste mês, a empresa concluiu a tubulação complementar às 183  aduelas (canais de escoamento para águas pluviais), que constituem a parte mais complexa das obras de drenagem no local. Foi feita a interligação das novas instalações com o sistema de drenagem existente, na área de contenção pluvial próxima à Avenida Fernão Dias Paes Leme.

De acordo com o prefeito Juvenal Rossi, o passo é fundamental para as próximas fases da obra – continuidade dos trabalhos do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento), na outra parte do Córrego, na Avenida Bertioga. “Isso aqui estava frágil”. Também será viabilizada, dessa forma, uma intervenção futura no Rio Jundiaí.

Segundo o gestor, o aumento da vazão do córrego, em razão das obras de macrodrenagem do PAC 2 (recursos federais) poderia ocasionar enchentes nas seções próximas à Avenida Ipiranga. “Você só iria mudar o ponto de inundação”.

Segundo o secretário de Obras e Urbanismo, Josué Santana, o término das intervenções no Córrego Bertioga possibilitará, em breve, o término definitivo de suas enchentes.

Contenção de enchentes

Além dos 183 metros de aduelas, a construtora instalou caixas pluviais e tubulação, entre outros trabalhos de drenagem, nas últimas semanas.

A empresa tem realizado nos últimos meses, sob fiscalização da Prefeitura, várias canalizações, com o fim de coletar as águas pluviais advindas dos bairros Jardim Continente e Jardim Gianfrancesco. As intervenções ocorrem, sobretudo, no trecho do Córrego Bertioga, a partir da Avenida Fernão Dias Paes Leme, com sentido à Avenida Ipiranga. Também foram feitas canalizações para o escoamento das águas de chuva vindas das ruas Atroaris (Vila Tupi) e Pontiguara (Jardim Gianfrancesco).

Os trabalhos têm tido acompanhamento técnico por parte da Secretaria de Obras, em todas as suas etapas, segundo o prefeito. O total do investimento do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) – Governo Estadual – é de R$ 1.807,420,69, dos quais R$ 530.598,06 serão custeados pela Prefeitura.