Gerentes de Saúde concluem capacitação

Saúde - Cotidiano
Escola de Governo promoveu os cursos ‘O papel do gerente de Saúde no município de Várzea Paulista’ e ‘Oficina de Capacitação e Acolhimento’ 
 
 
Na última quarta-feira (29), as gerentes de Saúde de Várzea Paulista concluíram o curso ‘Oficina de Capacitação e Acolhimento’, desenvolvido pelo Departamento Regional de Saúde do Estado de São Paulo, em parceria com a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS). Em fevereiro, os profissionais participaram da capacitação ‘O papel do gerente de Saúde no município de Várzea Paulista’. 
           
Esta é a primeira vez que o governo municipal faz um treinamento desse tipo, para acolher os profissionais e prepará-los para os novos desafios da função. De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Mônica Carvalho, o intuito é preparar os gerentes para o trabalho que assumiram. “Com a capacitação, eles estão mais envolvidos com os acontecimentos e trâmites da Secretaria de Saúde, como fluxos, rotinas, indicadores e acolhimento com classificação de risco”, explica. 
           
Além disso, outro fator de destaque é a integração entre a equipe. “Os gerentes podem trocar experiências sobre os serviços que realizam nas UBS, ter mais proximidade com os gerentes do CAPS e do Ambulatório de Especialidades, e assim, realizar um trabalho mais agregado”, ressalta. 
 
 
Liderança
 
O prefeito Juvenal Rossi participou do encerramento do curso e parabenizou os alunos, ressaltando o papel que cada um vai exercer dentro de sua unidade de trabalho. “Vocês serão os líderes e devem motivar suas equipes, despertar em cada um a consciência de fazer o melhor para aqueles que mais precisam” diz. 
           
Segundo a representante da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Ligia Besteti, a capacitação é uma importante forma de investir na saúde básica. “Estes são os profissionais que estão mais próximos à população. Estar preparado para o trabalho é a melhor forma de realizar um atendimento de qualidade”, relata. “Durante a capacitação abordamos temas como gerenciamento, humanização, acolhimento e o papel do líder”, conta Ligia.
 
 
Capacitação
           
A capacitação ‘O papel do gerente de Saúde no município de Várzea Paulista’, promovida pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), teve carga horária de 12 horas. O conteúdo programático abordou: Papel do Gerente na Unidade de Saúde e acolhimento; Acolhimento; Rede de Saúde Municipal; Indicadores; Lei complementar 181/07; Ética; Liderança x Chefia e Fluxo de encaminhamentos e notificações. 
           
Já a ‘Oficina de Capacitação e Acolhimento’ teve a duração de 28 horas, dividida em sete encontros. A formação foi ministrada pelo Departamento Regional de Saúde do Estado de São Paulo – Núcleo Regional de Educação Permanente em conjunto com a equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Paulista