Conselho Municipal de Educação tem novos membros eleitos

Educação - Destaques
Professores da rede municipal e estadual, representantes de entidades e da sociedade vão compor o órgão

Nesta quarta (28) o CME (Conselho Municipal de Educação) elegeu seus novos representantes. O órgão será composto por um professor representante da rede municipal, um professor da rede estadual, um professor da rede particular, um diretor de escola, um educador de creche e um pai de aluno representando a sociedade. Também foram escolhidos os suplentes para cada um dos seguimentos.

O Conselho desempenha função consultiva, propositiva, mobilizadora, deliberativa e normativa e sua atuação é de extrema importância para a educação no município.

A eleição lotou a Câmara dos Vereadores e contou com a participação de candidatos representantes e eleitores de todos os seguimentos. O secretário de Educação de Várzea Paulista, Rodolfo Braga ficou satisfeito com a boa participação e ressalta a importância do envolvimento de todos. “A ampla participação reflete a preocupação em fazermos uma gestão democrática”.

Ele também ressalta que o CME tem sido atuante e contribuído muito com a educação no município. “O Plano Municipal de Educação redigido pelo conselho e aprovado na gestão do prefeito Juvenal Rossi é resultado da atuação efetiva do órgão”. O secretário espera que o conselho continue atuante e contribuindo para melhora na educação. “Espero uma atuação ainda melhor do novo conselho” finaliza.

As conquistas do Conselho Municipal de Educação

O ex-presidente do CME, Geraldo Spolli, presidiu a eleição para os novos membros e ressaltou que o conselho teve a participação ativa dos representantes, o que trouxe diversas conquistas. Ele destaca a alteração da Lei que versa sobre os representantes do conselho, ampliando a quantidade de membros com a inserção de novos seguimentos. “Assim teremos a participação de seguimentos da sociedade que não eram representados, como os educadores de creche e o professor de escola particular. Isso dará mais legitimidade ao órgão” conta.

Além dessa conquista o CME redigiu o Plano Municipal de Educação. O documento é um norteador da politica pública no município e define objetivos, diretrizes e rumos da educação num prazo estipulado de dez anos. “O plano direciona os trabalhos até 2024 e traça diretrizes, como a superação do analfabetismo e a melhoria da qualidade” conta o ex-presidente do conselho.

Geraldo ainda ressalta outras conquistas como a autonomia das escolas para formulação do calendário escolar e do regimento interno, a alteração no regimento do conselho municipal e um parecer favorável ao decreto que regulamenta a Lei do piso.