Educadoras aprendem técnicas de primeiros socorros

Educação - Destaques
Projeto é baseado no plano de Contingência Municipal e inclui instruções teóricas e práticas
 
Na manhã da última segunda-feira (27), na Câmara Municipal, teve início o projeto do Plano de Contingência e Brigada de Incêndio. A iniciativa é uma parceria entre a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), Defesa Civil e o Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários (GBCV). O instrutor e diretor da Defesa Civil do município, Cristiano Vargas, aplicou um curso com instruções gerais, simulações e demonstrações práticas com apoio de bombeiros voluntários.  
 
Participaram do curso as educadoras das CEMEBs, Águida Aparecida Savietto Jorge, Vereador José Pedro Musseli e Proinfância Antônio Bueno. O mesmo curso será aplicado para a segunda turma de educadoras também na quinta-feira (30), das 13 às 17 horas. 
 
Segundo Cristiano Vargas, o planejamento é adaptado à realidade de cada unidade. “É necessário aprender a teoria e depois aplicar a prática dentro das unidades escolares, saber o que fazer, e o que não fazer em situações de perigo”, explicou Vargas.
 
Para a educadora Roseli Cruz, que trabalha na Cemeb Pro infância Antônio Bueno, o curso além de muito produtivo foi bem interativo. “Este curso trouxe muitas informações, foi bem mais completo que outras instruções sobre primeiros socorros que já tivemos, é muito importante para nós,” explica Roseli.
 
Educadora da Cemeb Águida Aparecida Savietto Jorge, Talita de Lima, acredita que as instruções são excelentes, pois as educadoras sentem-se mais preparadas. “Acho muito interessante receber este tipo informação e estar preparada, pois na escola, por exemplo, as crianças correm o risco de sofrer engasgamento e temos que estar prontas para socorrê-las,” disse Talita. 
 
 
Plano de Contingência 
         
O projeto é baseado na Lei Federal nº 12.608/12 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC, e determina que a União, os Estados o Distrito Federal e os municípios adotem as medidas necessárias à redução de riscos e desastres. Nesse sentido, os artigos 8º e 9º da Lei destacam as competências do município, dentre a quais estão realizar regularmente exercícios simulados, conforme Plano de Contingência de Proteção e Defesa, e estabelecer medidas preventivas de segurança contra desastres em escolas e hospitais.
 
As educadoras receberam instruções teóricas e demonstrações sobre:
•Conhecer as rotas de fuga;
•Como fazer a retirada segura das crianças e funcionários em situação de emergências;
•Orientar quanto aos riscos existentes em sua unidade, entre outros que serão específicos em cada local;
•Formação de brigada de prevenção e combate a incêndio;
•Conhecimento e utilização dos extintores de incêndio;
•Facilitação da chegada das equipes de emergências;
•Procedimentos para atendimento a uma vítima de parada cardíaca;
•Primeiros Socorros;
•Engasgamento;
•Como solicitar ajuda;
•Tetraedro de fogo e seus agentes extintores