Alunos aprendem a economizar água

Educação - Destaques
Projeto deve atingir 19 mil alunos. Uma parceria entre Prefeitura e SABESP.
 
Nesta última sexta-feira (24) os alunos da CEMEB “São Miguel Arcanjo” assistiram uma palestra sobre economia de água e uso consciente. A palestra foi ministrada pelo gerente administrativo da Sabesp, Alexandre Ângela, que faz parte do projeto “Água, um bem de todos” que começou a ser desenvolvido em março em todas as escolas da rede municipal e estadual do município.
         
Com apresentação de vídeos, linguagem lúdica e exemplos do cotidiano das crianças o palestrante prendeu a atenção dos estudantes. O vice-diretor da escola José Antônio da Silva contou que esse tipo de atividade é importante, pois, acrescenta muitas informações ao assunto já trabalhado em sala de aula. “Já é um assunto das aulas e do cotidiano dos alunos e a palestra vem reforçar a importância do tema”.
 
Ele ressalta que a conscientização desenvolvida na escola é levada também as residências. “Eles reproduzem em casa o que aprenderam na escola”.
         
Alexandre conta que a o trabalho tem sido gratificante e que as palestras têm sido um recurso a mais para a conscientização dos estudantes. “Levamos conceitos de preservação, consciência ambiental e responsabilidade”. Ele ressalta que o trabalho desenvolvido com os alunos tem reflexo também no comportamento nas residências. “Levaremos o projeto a aproximadamente 19 mil alunos, e indiretamente atingiremos, através das famílias, em torno de 80 mil munícipes”.
         
A professora Meire Oliveira também aprovou a atividade. “É um recurso a mais para o nosso trabalho”. Ela acha que a linguagem mais técnica sobre o assunto ajuda a na conscientização. “Já falamos sobre a importância de combater o desperdício, mas é diferente ouvir uma palestra com um especialista na área”.
 
 
O Projeto
 
O Projeto “Água, um bem de todos” tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre a economia e utilização responsável da água. Foi iniciado em março através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Sabesp, e atenderá as escolas da rede municipal e da rede estadual.  
 
O trabalho visa proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre a importância da água. Será desenvolvido durante todo o ano letivo e contará com palestras, apresentações teatrais, experimentos e visitas. Ao final cada escola deverá desenvolver um plano de economia de água na unidade. Além do trabalho nas escolas o projeto conta com um blog onde o trabalho desenvolvido pelas unidades escolares é divulgado. O blog conta também com informações sobre o tema, jogos e atividades. O endereço do blog é projetoaguapmvp.blogspot.com.br