População aprova serviço de castração gratuito

Saúde - Cotidiano
Serviço beneficiou animais de rua e de cuidadores, contribuindo para a diminuição do abandono    

Encontrar um filhote de cachorro ou gato abandonado na rua é de cortar o coração, mas poucas pessoas estão dispostas a cuidar desses animais ou ajudar com o seu bem estar e segurança. Pensando em contribuir com a diminuição do abandono e melhorias na saúde animal, a Prefeitura de Várzea Paulista realizou, na Cemeb Erick Becker, no bairro Cidade Nova 2, um mutirão de castração gratuito. Mais de 150 animais, entre cães e gatos foram beneficiados. 
           
O serviço atendeu animais de rua e de cuidadores, além de cães e gatos de proprietários particulares. Maria Madalena mora no Jardim Paulista e cuida de aproximadamente 50 gatos. Ela levou 14 animais para participar do mutirão. “Essa é uma causa linda, a qual dedico a minha vida. Fiquei muito feliz quando soube do mutirão. Quanto mais animais forem castrados, menos serão abandonados nas ruas a própria sorte”, conta. “Todo gato que chega a minha casa eu providencio a castração. Com o mutirão tive uma boa economia, que será usada na alimentação”. 
           
Para as professoras Celia Matsumura e Juliana de Cássia Fantini, da Cemeb São Miguel Arcanjo, o mutirão foi à possibilidade de castrar os animais de rua, que ficam próximo à escola. “A Paçoca, uma cadela com poucos meses de vida, apareceu na escola há algum tempo e a equipe se uniu para cuidar dela. Fizemos uma vaquinha para providenciar a vacinação, alimentos e alguns cuidados”, conta Célia. “A oportunidade da castração foi ótima, porque vai evitar que ela gere outros animais, que assim como ela, serão abandonados”. A professora se responsabilizou pelos cuidados pós-cirúrgicos da cadelinha, que ficará na sua casa, pelos próximos 15 dias. “Já tenho outros três cachorros, mas durante esse tempo vou cuidar dela pessoalmente”, diz. 
           
Juliana trouxe outra cachorra abandonada, que fica nos arredores de uma escola no bairro do Mursa. “Ela é um animal muito dócil, carinhosa com t
odos. Castra-la vai evitar mais abandonos”, conta. A cadela também ficará sob os cuidados da professora nos próximos dias. 
 
           
Quem ama, cuida!
           
Para as pessoas que dedicam suas vidas ao cuidado com os animais, o serviço gratuito de castração é de extrema importância. Karina de Cassia dos Santos é estagiária de Assistência Social e parabenizou a iniciativa. “Essa é a melhor coisa que poderia acontecer. Todos os envolvidos estão de parabéns. O trabalho precisa ser continuo”, sugere. “Muitos animais de rua sofrem maus tratos e a castração ajuda a evitar essa situação”, diz a estudante. 
           
Lucimara da Silva, moradora do América I, foi com toda a família levar os dois cachorros e os dois gatos para castrar. “É uma economia muito grande. A castração é importante, mas não teria como fazer a cirurgia em todos os meus animais. A iniciativa da prefeitura está aprovada”, fala a moradora. 
           
Ana Paula da Silva, que vive na Vila Real, cadastrou sua cadelinha no mutirão. “Eu a peguei na rua, abandonada e sei o quanto isso é triste. A castração é importante e ajuda muito, principalmente quem não tem condições de pagar uma cirurgia numa clínica particular”, explica.