Prefeitura promove castração de animais

Saúde - Cotidiano
Mutirão vai beneficiar 150 animais da região Norte da cidade. O serviço é voltado apenas para os animais previamente cadastrados.

Na última quinta-feira (23) foi realizada, no CRAS Norte, uma palestra com os tutores dos animais que participarão do mutirão de castração, que será realizado no próximo sábado (25), no bairro Cidade Nova 2.

De acordo com a médica veterinária Nanci Martinuzzo, o intuito foi orientar as pessoas sobre os cuidados com os pré e pós-operatório dos animais.

“A cirurgia é simples e rápida, mas alguns cuidados devem ser tomados, como levar o animal em jejum para realizar a cirurgia e depois da castração, cuidar dos curativos e dar os remédios necessários”, explica.

O projeto de castração vai beneficiar aproximadamente 150 animais, entre cães e gatos. O serviço é voltado para pessoas cadastradas no Bolsa Família, na região atendida pelo CRAS Norte, e indicadas pelas assistentes sociais da Prefeitura.

O serviço é voltado apenas para os animais previamente cadastrados.

Previne doenças

Segundo Nanci, com a castração, o animal fica mais dócil com a família e são prevenidos diversos tipos de tumores. “Muitas pessoas acham que o animal vai ficar preguiçoso, não vai mais cuidar da casa ou interagir com as pessoas, mas não é assim. O que diminui são as brigas por território e as fugas no período do cio”, informa.

Além disso, a cirurgia evita a proliferação de animais, o abandono e os maus tratos. “Um casal de cães, em sete anos, pode gerar 67 mil filhotes. Já um casal de gatos, no mesmo período, pode gerar 420 mil descendentes”, relata a veterinária. “Evitar crias indesejadas e o abandono de animais é um dos grandes benefícios da castração”, afirma.