Conselho da Pessoa Idosa tem novos membros eleitos

Desenvolvimento Social - Destaques
10 titulares e 10 suplentes conduzirão as ações do órgão pelos próximos dois anos

Na tarde da última quinta-feira (23), o CMPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa) elegeu oficialmente seus novos representantes da sociedade civil organizada – cinco titulares e cinco suplentes. De maneira informal, os novos membros, assim como os 10 do governo municipal, passam a conduzir as ações da entidade até o final de 2016.

Quatro entidades serão representadas: Pastoral Fé e Política; Associação dos Aposentados; Pastoral da Pessoa Idosa e Grupo Bem Viver. Todas elas terão um titular e um suplente, com exceção da Associação dos Aposentados, que contará com dois titulares e dois suplentes.

Do governo municipal, cinco Secretarias serão representadas, com um titular e um suplente cada, indicados pelos respectivos secretários: Desenvolvimento Social; Saúde; Educação; Assuntos Jurídicos e Trânsito.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Jeremias Santana, os novos conselheiros pleitearão novas políticas públicas em médio prazo.

Além disso, identificarão as demandas de curto prazo para as transmitirem à Prefeitura, que poderá dar o devido encaminhamento às pessoas idosas que necessitarem de apoio e, possivelmente, acesso a verbas assistenciais estaduais ou federais. “O Conselho é um instrumento que fala por todos os idosos”.

Nesse sentido, o gestor tem uma boa perspectiva para a nova composição do CMPI. “A nossa expectativa é de que haja participação efetiva do grupo”.

Próximo encontro

Os novos conselheiros titulares elegerão o novo presidente do CMPI, na próxima reunião do órgão, aberta ao público. A votação será feita no dia 13 de maio, às 14 horas, no Centro de Convivência Socioambiental (antigo Clube da CICA).

Também será realizada uma confraternização comunitária no evento. O espaço se localiza na Rua Célio Barbosa, 13224 – Vila Santa Terezinha.