Prefeitura avança em estudo para a implantação da coleta seletiva

Colaboradores
Dois relatórios já foram elaborados no município; Audiências Públicas serão realizadas para discutir o assunto.

O Plano Municipal de Coleta Seletiva – convênio da Prefeitura com o Ministério do Meio Ambiente – está na fase de finalização. Sua elaboração tem como objetivo direcionar as políticas públicas, implantar serviços de coleta seletiva, conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e minimizar a disposição em aterros sanitários dos resíduos que possam ser reciclados e/ou reutilizados. Além disso, possibilita a inclusão social dos catadores informais, por meio da criação de cooperativas.

A empresa FRAL, licitada para a produção dos relatórios, já entregou à Prefeitura dois produtos (partes integrantes do plano). O primeiro é resultado dos trabalhos de coleta de dados junto aos setores municipais envolvidos (poder público e sociedade civil organizada) e avaliações do Plano de Saneamento fornecido pela Prefeitura, além de consultas bibliográficas; o segundo, foi baseado no diagnóstico presente no Produto 1.

Esses relatórios estão finalizados e precisam ser convalidados junto ao Comitê de Coordenação e mediante duas audiências públicas, com a presença da sociedade civil.

Os dois produtos já estão disponibilizados para consulta popular, pelos links abaixo:

Os próximos produtos a serem entregues são:

Produto 3 – Relatório da Audiência Pública de Avaliação dos Produtos 1 e 2; (A audiência será realizada no dia 18 de junho, ás 19h, Câmara Municipal)

Produto 4 – Versão Preliminar do Plano Municipal de Coleta Seletiva;

Produto 5 – Relatório de Audiência Pública e Versão Final do Plano Municipal de Coleta Seletiva.

Os munícipes podem tirar eventuais dúvidas pelo e-mail meio.ambiente@varzeapaulista.sp.gov.br ou pelo telefone 4606-8666 (ramal 8673)