Votação de suplentes e titulares das entidades de Várzea Paulista

Desenvolvimento Social - Destaques
Câmara Municipal reúne associações e entidades para compor os cargos de suplentes e titulares da APAE; Guardinha, Casa Transitória Menino Jesus, Núcleo de Artes Anjos e Resgate, Grendacc, CES e Capoeira Brasil
 
 
Na manhã da última quinta-feira (16), o presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente), reuniu na Câmara Municipal os suplentes e titulares das entidades que compõem os projetos de Desenvolvimento Social no município de Várzea Paulista. O objetivo foi promover uma votação para compor os cargos de 2015 a 2016. 
 
Atualmente Várzea Paulista possui as entidades APAE; Guardinha, Casa Transitória Menino Jesus, Núcleo de Artes Anjos e Resgate, Grendacc, CES (cursinho estudantil) e Capoeira Brasil. A votação para os cargos destina-se uma conciliação entre os membros e para que haja inclusão de projetos e desenvolvimentos de melhorias. 
 
Segundo o presidente do CMDCA, Leandro Gonzaga, reforça que esses projetos são em prol da criança e do adolescente. “Essas entidades tem como objetivo fazer a inclusão social e buscar melhorias para a comunidade, principalmente, no desenvolvimento da criança e do adolescente”, disse. 
 
O conselho acontece todas as terças e quintas-feiras do início do mês com representantes do conselho: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Finanças; Sociedade Civil e Associações da Educação. 
 
 
Lei
 
No final de 2013, a lei federal foi subestimada a alterações em questões aos cargos de suplentes e titulares, já que a lei exigia 2 cargos para ambos. A lei vigente de 2015 é de apenas 1 cargo para titular e suplente. 
 
 
Projetos
 
Algumas das entidades e ONGs, como o Cursinho Estudantil (CES), têm como objetivo preparar os alunos do ensino médio das redes de escolas públicas para os vestibulares, tanto do ENEM como para VUNESP. Atualmente, o projeto vem ganhando força na comunidade devido ao alcance de capacidade na matéria didática. 
 
Já o projeto Núcleo de Artes Anjos e Resgate têm como objetivo resgatar a autoestima das pessoas e desenvolve projetos como danças, fotografia, artes plásticas entre outras.  
 
O Capoeira Brasil desenvolve projetos para crianças e adolescentes desde 1990. Atualmente, são desenvolvidos alguns projetos como “Associações Culturais” – que é um projeto que leva cultura à comunidade. Já o projeto “Capoeira e Cidadania” – acontecem todas as quintas-feiras no Espaço Cidadania e os cursos são gratuitos. 
 
 
Necessidades 
 
Para Marcelo Canalli, representante do conselho, levanta a questão da democracia no país. “Estamos vivendo num momento em nosso país pessoas saindo nas ruas, protestando, reivindicando, enfim; manifestação, democracia e união muda as perspectiva do futuro.” E completou alertando a comunidade na ajuda de manter as entidades. “A comunidade é o fator principal para manter esses projetos. O cidadão pode contribuir com doações para entidades locais”, completou. 
 
 
Eleitos: 
 
APAE: 
Titular – Simone de Kátia Lopes 
Suplente – Tatiane R. Missari
 
Associações do Homem de Amanhã (Guardinha): 
Titular – Fernanda Trebianchi
Suplente – Sandra de Fátima Silva 
 
Casa Transitória Menino Jesus
Titular – Charlene Breno Mello 
Suplente – Juliana S. Rosa Bueno 
 
Expressão Brasil Associações Cultural 
Edevaldo Santos 
 
Centro Educacional Social 
Roger Antônio Vieira 
 
Núcleo de Artes Anjos e Resgate 
Carlos Magno