Câmara Municipal reúne associações e entidades para compor os cargos de suplentes e titulares da APAE; Guardinha, Casa Transitória Menino Jesus, Núcleo de Artes Anjos e Resgate, Grendacc, CES e Capoeira Brasil
Na manhã da última quinta-feira (16), o presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente), reuniu na Câmara Municipal os suplentes e titulares das entidades que compõem os projetos de Desenvolvimento Social no município de Várzea Paulista. O objetivo foi promover uma votação para compor os cargos de 2015 a 2016.
Atualmente Várzea Paulista possui as entidades APAE; Guardinha, Casa Transitória Menino Jesus, Núcleo de Artes Anjos e Resgate, Grendacc, CES (cursinho estudantil) e Capoeira Brasil. A votação para os cargos destina-se uma conciliação entre os membros e para que haja inclusão de projetos e desenvolvimentos de melhorias.
Segundo o presidente do CMDCA, Leandro Gonzaga, reforça que esses projetos são em prol da criança e do adolescente. “Essas entidades tem como objetivo fazer a inclusão social e buscar melhorias para a comunidade, principalmente, no desenvolvimento da criança e do adolescente”, disse.
O conselho acontece todas as terças e quintas-feiras do início do mês com representantes do conselho: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Finanças; Sociedade Civil e Associações da Educação.
Lei
No final de 2013, a lei federal foi subestimada a alterações em questões aos cargos de suplentes e titulares, já que a lei exigia 2 cargos para ambos. A lei vigente de 2015 é de apenas 1 cargo para titular e suplente.
Projetos
Algumas das entidades e ONGs, como o Cursinho Estudantil (CES), têm como objetivo preparar os alunos do ensino médio das redes de escolas públicas para os vestibulares, tanto do ENEM como para VUNESP. Atualmente, o projeto vem ganhando força na comunidade devido ao alcance de capacidade na matéria didática.
Já o projeto Núcleo de Artes Anjos e Resgate têm como objetivo resgatar a autoestima das pessoas e desenvolve projetos como danças, fotografia, artes plásticas entre outras.
O Capoeira Brasil desenvolve projetos para crianças e adolescentes desde 1990. Atualmente, são desenvolvidos alguns projetos como “Associações Culturais” – que é um projeto que leva cultura à comunidade. Já o projeto “Capoeira e Cidadania” – acontecem todas as quintas-feiras no Espaço Cidadania e os cursos são gratuitos.
Necessidades
Para Marcelo Canalli, representante do conselho, levanta a questão da democracia no país. “Estamos vivendo num momento em nosso país pessoas saindo nas ruas, protestando, reivindicando, enfim; manifestação, democracia e união muda as perspectiva do futuro.” E completou alertando a comunidade na ajuda de manter as entidades. “A comunidade é o fator principal para manter esses projetos. O cidadão pode contribuir com doações para entidades locais”, completou.
Eleitos:
APAE:
Titular – Simone de Kátia Lopes
Suplente – Tatiane R. Missari
Associações do Homem de Amanhã (Guardinha):
Titular – Fernanda Trebianchi
Suplente – Sandra de Fátima Silva
Casa Transitória Menino Jesus
Titular – Charlene Breno Mello
Suplente – Juliana S. Rosa Bueno
Expressão Brasil Associações Cultural
Edevaldo Santos
Centro Educacional Social
Roger Antônio Vieira
Núcleo de Artes Anjos e Resgate
Carlos Magno