Meninas devem se vacinar contra o HPV

Saúde - Cotidiano
Imunização está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Várzea Paulista 
 
 
Meninas de 9 a 11 anos devem comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para tomar a primeira dose da vacina contra o Papilovírus Humano (HPV). A vacina está disponível em todas as UBSs de Várzea Paulista. Para receber a vacina basta apresentar a carteira de vacinação.
 
Até o dia 10 de abril, 685 meninas tomaram a primeira dose da vacina contra o HPV em Várzea Paulista, o que representa 26% da meta do município, que é imunizar 2639 garotas. Para aumentar à adesão a campanha, as Unidades Básicas estão fazendo contato com as escolas, para garantir que o máximo possível de meninas receba a vacina.
 
A segunda dose da vacina deve ser tomada seis meses após a primeira imunização. E a terceira dose, depois de cinco anos.
 
 
Vacina que protege
 
A infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer de colo de útero. A cada ano, no Brasil, surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem, de acordo com o Ministério da Saúde.
 
A vacina é a principal forma de prevenção, motivo pelo qual é importante que toda menina de 9 a 11 anos receba as três doses da vacina HPV. Ela é segura, de graça e está incluída no Calendário Nacional de Vacinação.