Prefeito renova convênio do Programa Sesi Atleta do Futuro

Esporte e Lazer - Destaques
Parceria com a instituição e empresa Continental Automotive do Brasil LTDA beneficia 360 alunos varzinos de 6 a 17 anos
 
O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, renovou oficialmente, na manhã da última sexta-feira (10), o convênio de formação esportiva do Programa Sesi Atleta do Futuro (PAF). A formalidade foi cumprida durante a inauguração da nova escola SESI de Jundiaí, no Jardim Tarumã.
 
A Prefeitura garante a continuidade das atividades para os 360 jovens varzinos participantes, nas modalidades de futsal e karatê. Segundo o gestor, a ideia é que o PAF tenha vida longa em Várzea Paulista. “Eu sei da importância disso para um município como o meu”.
 
O prefeito aproveitou a presença dos representantes do Sesi e do Senai, para reiterar o desejo de que Várzea Paulista possa ser contemplada futuramente com uma dessas duas modalidades de ensino. Entre os executivos, estava o presidente do Sesi-SP e da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, que presidiu a inauguração da nova escola Sesi jundiaense. Segundo Rossi, a atual administração municipal varzina, desde seu início, busca meios de viabilizar a conquista de aparelhos públicos como esse. “Eu continuo ainda persistindo, tentando buscar essa escola Sesi para Várzea Paulista”.
 
 
Abrangência da iniciativa
 
Além de Várzea Paulista, oito municípios fizeram a renovação do convênio do PAF: Jundiaí, Socorro, Atibaia, Morungaba, Bom Jesus dos Perdões, Águas de Lindóia, Amparo e Piracaia. Os convênios atenderão 3.150 alunos, dessas nove cidades, que praticarão as modalidades de natação, voleibol, futsal, pólo aquático, karatê, handebol, atletismo, basquete, ginástica rítmica, tênis, judô e futebol.
 
Além da prática esportiva, os alunos dos 284 municípios participantes recebem orientação sobre temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.
 
Para o presidente do Sesi-SP e da Fiesp, Paulo Skaf, o programa é uma oportunidade para que milhares de crianças pratiquem esporte e aprendam conceitos de cidadania. “O Sesi-SP vem transferindo sua tecnologia social na área do esporte mesmo para quem não é aluno da entidade. Isso permite a muitas crianças e a vários jovens o acesso a diferentes modalidades esportivas por meio de uma metodologia desenvolvida por especialistas”.
 
 
 
Sobre o programa
 
O PAF contempla crianças entre 6 e 17 anos. As atividades estão organizadas em três fases, adequadas a cada faixa etária:
 
Seis a oito anos – os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos oito anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças;
 
11 a 17 anos – os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nessa fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.
 
Como se trata de um programa com a metodologia do Sesi-SP, o cronograma de aulas esportivas é complementado por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos recebem capacitações e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades do esporte.