Recuperação de margens do Rio Jundiaí está na reta final

Infraestrutura - Destaques
Prefeitura começa a fazer base das aduelas – canais de escoamento de águas pluviais
 
 
Os agentes da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Várzea Paulista começaram a reta final da segunda parte da recuperação do sistema de escoamento de águas pluviais às margens do Rio Jundiaí, na última terça-feira (7). A frente de trabalho começou a fazer a base de sustentação para a colocação de novas aduelas, canais de concreto para escoamento de águas pluviais.
 
Com essa etapa concluída, será possível recuperar definitivamente a drenagem danificada pela forte chuva de 26 de janeiro, às margens do rio. No mês passado, a frente de trabalho fez a limpeza da área da montante (início) do trecho do Córrego da Rua Sorocaba que deságua no rio. 
 
A equipe também concluiu, no início de março, a limpeza da área da jusante – deságüe no Rio Jundiaí – do trecho do Córrego da Rua Sorocaba. As aduelas e manilhas de concreto descoladas da tubulação existente (travessias e ladrão), em razão da chuva torrencial, no fim de janeiro, foram removidas. 
 
Segundo Germano, houve necessidade de interromper parcialmente os trabalhos, em razão de chuvas freqüentes e seguidas, este mês. “Por medidas de segurança achamos melhor esperar as chuvas”. 
Os trabalhos devem ser concluídos em 30 dias.
 
 
Intervenção necessária
 
O solo também será compactado e, a partir de então, as duas travessias serão refeitas e reabertas e a parte quebrada do ladrão será devidamente reconstruída. Por fim, será recuperado o pavimento destruído pela chuva, na secção interditada da Marginal do Rio Jundiaí.
 
De acordo com o secretário, o sistema será totalmente recuperado nos dois lados da Marginal do Rio Jundiaí. Em 4 de fevereiro, uma limpeza do outro lado da Marginal (montante do trecho do córrego) deu início à obra.
 
A frente de trabalho retirou a terra e a vegetação excessivas e fechou as duas travessias de aduelas danificadas pela chuva, para aumentar a vazão do Córrego. Assim, o fluxo de água na jusante foi diminuído – apenas o ladrão está em funcionamento – e a equipe teve condições de iniciar a intervenção principal, começada na quinta-feira.