Vacina contra HPV está disponível nas UBSs

Saúde - Cotidiano
Meninas de 9 a 11 anos devem tomar a primeira dose da vacina
 
 
As meninas de 9 a 11 anos devem comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para tomar a primeira dose da vacina contra o Papilovírus Humano (HPV). Desde o início de março, a vacina está disponível em todas as UBSs de Várzea Paulista. Durante o mês de abril a campanha terá continuidade. Para receber a vacina basta apresentar a carteira de vacinação.
 
Até o dia 27 de março, 257 meninas tomaram a primeira dose da vacina contra o HPV em Várzea Paulista, a meta do município é imunizar 2639 garotas. Para aumentar à adesão a campanha, as Unidades Básicas estão fazendo contato com as escolas, para garantir que o máximo possível de meninas receba a vacina.
 
A segunda dose da vacina deve ser tomada seis meses após a primeira imunização. E a terceira dose, depois de cinco anos.
 
 
Vacina que protege
 
A infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer de colo de útero. A cada ano, no Brasil, surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem, de acordo com o Ministério da Saúde.
 
A vacina é a principal forma de prevenção, motivo pelo qual é importante que toda menina de 9 a 11 anos receba as três doses da vacina HPV. Ela é segura, de graça e está incluída no Calendário Nacional de Vacinação.