Escolas Estaduais de Várzea Paulista receberão projeto “Água, um bem de todos”

Educação - Destaques
Conscientização e economia são o foco do trabalho

Nesta terça (31) a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer em parceria com a Sabesp, apresentou aos diretores e coordenadores das escolas da rede estadual o Projeto “Água, um bem de todos”. O trabalho visa conscientizar os alunos sobre a importância da água na vida de todos.

O secretário de Educação Rodolfo Braga conta que o projeto já esta sendo desenvolvido na rede municipal e agora vai alcançar os alunos da rede estadual. “Estamos ampliando o alcance deste projeto e esta parceria com a rede estadual é muito importante”.

Ele recebeu os diretores e falou um pouco de conquistas do município na educação, com o aumento do IDEB, a implantação do COE (Centro de Orientação Escolar) e do caderno compartilhado e as conquistas ambientais, como o esgoto tratado que atinge hoje 97%, e ressalta que é preciso continuar trabalhando para que a cidade tenha novas conquistas.

O evento contou com a presença do dirigente de ensino da Diretoria Regional de Jundiaí Adão Aparecido de Souza que ressaltou a importância de levar a conscientização aos jovens. “Eles são o futuro, são o foco do trabalho e por isso fechamos essa parceria”.

Ele relatou ainda que a educação ambiental e a preservação dos recursos naturais fazem parte do currículo estadual e são temas que devem ser trabalhados em todas as disciplinas. “É necessário o envolvimento de todos os educadores e um trabalho de forma interdisciplinar”.

A coordenadora do projeto Vani de Paula Martins ressaltou que as crianças e os jovens tornam-se multiplicadores dessa preocupação com a água e “cobram” as famílias do uso correto. “Trabalhar com os alunos é uma forma de atingir a população”.

Ela contou que o projeto foi lançado no início de março nas escolas municipais e devido à importância do assunto e a preocupação com a preservação dos recursos hídricos é agora estendido às escolas estaduais. “Estamos fazendo essa parceria, pois, é necessário o compromisso e envolvimento de todos”.

Vani ressalta que serão desenvolvidos trabalhos e atividades em sala de aula, e que as experiências e aprendizagens serão levadas para a casa do aluno. “O intuito é que, a conscientização e a economia de água se estendam às casas”. Além de conscientizar, o projeto permitirá que cada unidade escolar acompanhe os gastos e desenvolva um plano de economia de água.

Alexandre Angela, gerente administrativo da Sabesp apresentou aos diretores e coordenadores dados sobre a água na região de Jundiaí e apresentou alternativas de economia de água que podem ser realizadas nas escolas. “É importante que o aluno entenda de onde vem água que utilizamos e que esse recurso é um bem que pode acabar”.

Segundo ele levar esse trabalho é uma forma de gerar mudança de comportamentos através da conscientização. “É preciso a contribuição de cada um de nós para que a água não se torne um problema ainda mais sério e a curto prazo” completa.

Nas próximas semanas as unidades receberão palestras ministradas por técnicos da Sabesp e direcionadas aos alunos, que iniciarão o trabalho de conscientização. Além disso, as escolas poderão contar com o apoio de um blog onde poderão tirar duvidas, postar relatórios, fotos e atividades dos alunos.