Recuperação de drenagem às margens do Rio Jundiaí prossegue

Infraestrutura - Destaques
Reta final deve ser iniciada na semana que vem
 
 
A Prefeitura de Várzea Paulista, através dos agentes da Secretaria de Infraestrutura Urbana dão continuidade à segunda parte da recuperação do sistema de escoamento de águas pluviais às margens do Rio Jundiaí. Nos últimos dias, a frente de trabalho fez a limpeza da área da montante do trecho do Córrego da Rua Sorocaba que deságua no rio.
 
De acordo com o secretário da pasta, Renato Germano, na próxima semana, já deverá ser iniciada a base de sustentação para a colocação de novas aduelas.
A equipe também concluiu, no início do mês, a limpeza da área da jusante – deságüe no Rio Jundiaí – do trecho do Córrego da Rua Sorocaba. As aduelas e manilhas de concreto descoladas da tubulação existente (travessias e ladrão), em razão da chuva torrencial, no fim de janeiro, foram removidas. 
 
Segundo Germano, houve necessidade de interromper parcialmente os trabalhos, em razão de chuvas freqüentes e seguidas, este mês. “Por medidas de segurança achamos melhor esperar as chuvas”. 
 
Intervenção necessária
 
O solo também será compactado e, a partir de então, as duas travessias serão refeitas e reabertas e a parte quebrada do ladrão será devidamente reconstruída. Por fim, será recuperado o pavimento destruído pela chuva, na secção interditada da Marginal do Rio Jundiaí.
De acordo com o secretário, o sistema será totalmente recuperado nos dois lados da Marginal do Rio Jundiaí. Em 4 de fevereiro, uma limpeza do outro lado da Marginal (montante do trecho do córrego) deu início à obra. A frente de trabalho retirou a terra e a vegetação excessivas e fechou as duas travessias de aduelas danificadas pela chuva, para aumentar a vazão do Córrego. Assim, o fluxo de água na jusante foi diminuído – apenas o ladrão está em funcionamento – e a equipe teve condições de iniciar a intervenção principal, começada na quinta-feira.