Prefeito Juvenal Rossi e pais de alunos conhecem o projeto Escola Verde

Educação - Destaques
Profissionais da Secretaria de Educação realizaram apresentação do projeto na escola CEMEB Professora Maria Aprillanti.

Alimentação saudável na escola e na família foi tema do encontro realizado nesta quarta (25) na CEMEB Professora Maria Aprillanti. O evento serviu para apresentar aos pais o trabalho que propõe a utilização de ervas na merenda escolar para diminuição de sódio.

O projeto intitulado Escola Verde está sendo desenvolvido há um ano e meio nas escolas e atende a resolução 26 do Programa de Alimentação Escolar (PNAE). Os pais puderam entender um pouco a importância de diminuir o sódio na alimentação das crianças, aprender sobre a utilização das ervas no preparo dos alimentos, além de fazer a degustação de um prato preparado com a dieta.

A nutricionista responsável pelo trabalho Raquel Coelho, conta que o projeto foi criado com a preocupação de tornar a merenda escolar mais saudável. Ela ressalta que o número de crianças com problemas de saúde decorrentes da má alimentação, como obesidade e pressão alta vem aumentando muito. “Despertar a consciência alimentar nas crianças é importante para reverter esses números”.

Pensando nisso ela criou o projeto para diminuir o sódio nos alimentos preparados para a merenda. As cozinheiras passaram por um treinamento para aprender a utilizar as ervas no preparo dos alimentos.

Segundo Raquel, o objetivo agora é estender esse projeto às famílias dos alunos. Através de gráficos e informações apresentados pela nutricionista os pais conheceram a quantidade de sódio presente em alguns alimentos, a recomendação diária e as possibilidades de utilização das especiarias nos preparos. “Os hábitos alimentares são adquiridos na infância, se inserirmos bons hábitos nas crianças teremos o reflexo na saúde” ressalta a nutricionista.

O prefeito Juvenal Rossi acompanhou os pais na palestra e na degustação da merenda, e relatou que o projeto busca a mudança de comportamento alimentar, e que para isso a participação da família é fundamental. “Trabalhar o preventivo e a mudança de comportamento é demorado e por isso temos que começar a trabalhar com as crianças.

A ajuda da família para orientar os pequenos em relação à alimentação é muito importante”. Ele também ressaltou que essas mudanças proporcionarão mais qualidade de vida às crianças em longo prazo e que esse é o objetivo da administração.

O secretário de Educação ,professor Rodolfo Braga também acompanhou o trabalho e conversou com os pais sobre a importância do projeto. “Mudar os hábitos alimentares das nossas crianças é uma conquista importante, pois sabemos que isso terá reflexo na saúde da nossa população”.

Juliana Sipriano assistiu a palestra e aprovou a iniciativa. “Achei o projeto maravilhoso e fiquei contente em saber que há uma preocupação com a alimentação das nossas crianças”. Ela fez a degustação ao lado da filha e contou que levará o aprendizado para a casa e para o seu trabalho como cozinheira.

Rosangela Antunes Gomes também participou do evento e achou a iniciativa excelente. “Tenho certeza que vai dar certo e que irá melhorar os hábitos alimentares das nossas crianças, e que vamos ver os resultados na saúde dos pequenos”. Ela também observou que a participação dos pais é fundamental. “Precisamos que mais pais participem e tenham essa preocupação”. Ela conta que em sua casa já busca desenvolver hábitos saudáveis. “Cortamos refrigerantes e produtos industrializados. No começo é difícil, mas esse é o caminho certo”.

Utilização das ervas como alternativa

A Organização Mundial de Saúde recomenda o uso diário de, no máximo, 2 gramas de sódio para adultos. É importante ressaltar que o sódio está presente em muitos alimentos, e em alguns em grande quantidade. Carne de sol, sopas desidratadas, macarrão instantâneo, salsicha e embutidos apresentam altas quantidades de sódio e precisam ser consumidos com moderação.

A nutricionista Raquel apresenta algumas receitas com a utilização de ervas para serem feitas em casa. A utilização das ervas é uma alternativa na redução do sódio. Confira as receitas propostas por ela.

Sal verde
(Pode ser utilizado no preparo de diversos alimentos)

200 g de alho descascado na hora
1 cebola
2 colheres (sopa) de salsinha
2 colheres (sopa) de orégano
2 colheres (sopa)de manjericão
2 colheres (sopa) de alecrim
2 colheres (sopa) de gergelim tostado
1 colher (chá) de sal marinho ou grosso

Modo de Preparo:
Higienizar, lavar e picar as ervas. Colocar todos os ingredientes exceto o sal em um liquidificador e bater até o ponto de pasta. Acrescentar o sal. Validade: 3 meses.

Farofinha especial

150 gramas de farinha de mandioca
200 gramas de cebola
2 dentes de alho
Sal verde a gosto
Cheiro verde a vontade
2 xícaras de casaca de melancia (parte branca) ralada
Margarina
2 tomates sem sementes

Modo de preparar:
Lavar, higienizar e refogar o alho, a cebola, o sal e o tomate com a margarina em uma frigideira. Acrescentar as cascas de melancia raladas, o cheiro verde e por último a farinha.
Panache de legumes

2 unidades de brócolis
60 gramas de cenoura
2 xícaras de casca de melancia (parte branca)
Óleo
1 colher de margarina
Sal verde
Alecrim a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela cozinhar a cenoura, a parte branca da casca da melancia e os brócolis já com os temperos refogados. Acrescentar a margarina para finalizar.