Ações de combate à Dengue continuam em Várzea Paulista

Saúde - Cotidiano
Visitas casa a casa, bloqueio de criadouros e orientação aos moradores são as principais ações desenvolvidas na cidade
 
 
O Setor de Vigilância e Controle de Zoonoses tem realizado um intenso trabalho de combate à dengue em Várzea Paulista. Entre as ações desenvolvidas estão a visita casa a casa, bloqueio de criadouros e orientação aos moradores sobre as maneiras de combater o mosquito.
 
Até o dia 23 de março, o município contabilizou 266 casos suspeitos, dos quais 31 apontaram resultado negativo e 40 foram confirmados. Dos resultados positivos, 35 são autóctones (doença contraída na própria cidade), 5 são importados. 

 
Nanci Martinuzzo, coordenadora técnica do Setor de Vigilância e Controle de Zoonoses informa que o trabalho de busca ativa nos bairros se baseia no número de casos em cada região. “Conforme sabemos o resultado dos exames, fazemos um trabalho de contenção da doença, buscando eliminar os criadouros e orientando a população, para que outras pessoas  não sejam contaminadas”, relata. 
          
 
Prevenção
 
Segundo Nanci, além da eliminação dos criadouros, existem outras maneiras de se prevenir contra a doença. “O uso de repelentes, calças compridas e sapatos fechados é recomendado”, explica. “As crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas devem tomar muito cuidado, devido à imunidade mais baixa”, exemplifica.
 
Outra alternativa para se proteger contra o mosquito, de maneira mais natural, é ter dentro de casa plantas com odores fortes. “A citronela é bem conhecida por ser um repelente natural, mas outras plantas, como lavanda, arruda, manjericão e hortelã também espantam o mosquito devido ao seu cheiro característico”, relata. Mas a coordenadora tem uma ressalva. “O vaso não deve ter pratinho com água”, conclui Nanci.