Prefeitura de Várzea Paulista inaugura nova sede do CRAS

Desenvolvimento Social - Destaques
Novo Centro de Referência de Assistência Social funcionará no CEUs (Centro de Artes e Esportes Unificados) – na região central

O prefeito de Várzea Paulista Juvenal Rossi, inaugurou, na noite da última sexta-feira (20), as novas instalações do CRAS Central (Centro de Referência de Assistência Social), dentro CEUs. Na presença de autoridades municipais e estaduais, os gestores da cidade apresentaram as novas instalações.

Além do descerramento da placa das novas dependências e do corte simbólico da faixa inaugural, a solenidade contou com apresentações da Banda Sinfônica Jovem da cidade e do coral municipal Várzea Encanto. Entre autoridades e a comunidade presente, mais de 80 pessoas prestigiaram o evento.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Jeremias Santana, reconheceu o empenho dos gestores da pasta, de forma geral, e do CRAS Central. A oportunidade foi aproveitada por ele, para apresentar também, de maneira geral, as atividades realizadas pelo aparelho público e sua importância para o município, inclusive com algumas estatísticas. “Alguns não sabem o que significa esse tipo de trabalho, que é tão significativo para as famílias varzinas”, explicou. Os serviços da unidade são voltados para os cidadãos com necessidades urgentes, além de promover o bem estar na família com projetos.

O prefeito |Juvenal Rossi destacou os esforços para melhorar a infraestrutura da cidade e agradeceu aos funcionários que trabalham nas Unidades dos CRAS pelo trabalho realizado. “Eu sei que as pessoas que trabalham nas unidades, estão fazendo excelente fazendo a diferença, ajudando milhares de varzino”, reconheceu.

Segundo o gestor, a Secretaria de Desenvolvimento Social tem recebido uma atenção especial, por parte da administração municipal. “Nós acompanhamos diariamente os trabalhos e conhecemos os resultados”. Com a mudança, os munícipes assistidos pelo CRAS também poderão fazer uso de serviços que serão prestados pelo CEUs, em aparelhos vinculados ao CRAS. A população ganha com um espaço idealizado para seu atendimento, podendo usufruir futuramente de biblioteca temática, tele centro, anfiteatro, parquinho de diversões, mesas de jogos e quadra de esportes.

A coordenadora da unidade, Nelci Souza também reconheceu os trabalhos de toda a equipe do CRAS. Ela agradeceu ao Grupo Gestor do CEUs, órgão formado por representantes do poder público, da sociedade civil organizada e da população de forma geral, que tem planejado a organização geral das novas instalações.

Inovações

Segundo Nelci, as novas instalações serão diferenciadas. “      É um espaço que oferece maior conforto e maior segurança”, diz a  coordenadora.

Outro diferencial apontado pela gestora é a arborização. Já há várias mudas no local e há um projeto para deixar a unidade ainda mais verde, com um projeto que contempla também o trabalho de jardinagem. “É uma área que vai ser totalmente arborizada, tornando o ambiente ainda mais agradável”.

Os munícipes podem contribuir com o projeto de arborização, dirigindo-se ao CRAS para disponibilizar mudas de seu interesse e, se houver disponibilidade, contribuir também com o plantio.

Trabalho importante

Segundo o secretário Jeremias Santana, o CRAS é o aparelho público no qual a Política Nacional de Assistência Social se materializa. O trabalho permite auxiliar as famílias a enfrentarem uma série de problemas como doenças, baixa freqüência escolar ou mesmo dificuldades de moradia e desemprego. “Os Centros de Referência são os locais onde as ações socioassistenciais acontecem, iniciando-se pelo referenciamento das famílias a eles e dando continuidade através da adesão destas aos serviços operacionalizados no local”.

Nelci destaca, entre as atividades socioeducativas realizadas, o Projeto de Fortalecimento de Autoestima, que contribui para a redução das vulnerabilidades sociais.

Segundo a coordenadora, o órgão também investe no trabalho de mobilização social. “A participação cidadã é condição fundamental para a emancipação de uma população”. O CRAS Central atende a população de 42 bairros. Há atualmente 3.050 famílias cadastradas.

Protagonismo social

O CRAS Central realiza, desde 2013, reuniões quinzenais da população com o Grupo Gestor do CEUs. O órgão é formado por 30 representantes voluntários – 10, da sociedade civil organizada (entre outros, grupos artísticos), 10, do poder público e 10, da comunidade fazem as deliberações necessárias. A ideia é planejar a organização geral do novo aparelho público, antes e depois da implantação do espaço.

Segundo a coordenadora, as oficinas, sempre feitas com cerca de 40 pessoas, têm definido o paisagismo, a agenda cultural e a organização do novo espaço. O Grupo Gestor ouve todas as sugestões dadas pelos participantes e, em forma de consenso, formula as medidas necessárias. Além disso, fiscaliza as ações da Unidade Gestora Local, formada pelos secretários municipais responsáveis pela construção do CEUs.

Novo endereço

Os munícipes interessados devem se dirigir às novas instalações, entre a Rua João Póvoa e a Avenida Ipiranga – Jardim do Lar, Várzea Paulista. O telefone é 4595-0770. O atendimento é das 8 às 17 horas e começa a ser feito nas novas dependências a partir da próxima quarta-feira (25).