“Minha Cidade, Minha Vida” emociona o público em Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques
Peça teatral ressalta pontos positivos de Várzea Paulista e mostra o quanto cada morador pode contribuir para o desenvolvimento do município

A chuva não impediu que dezenas de pessoas lotassem o Espaço Cidadania, na noite de sábado (21), para prestigiar a peça teatral “Minha Cidade, Minha Vida”. A apresentação, em comemoração aos 50 anos de Várzea Paulista, emocionou o público e levou os espectadores a repensarem sua maneira de enxergar a cidade.

Na história, dois jovens amigos que vivem em cidades diferentes discutem suas realidades pela internet. Ana, nascida em Curitiba, cidade já desenvolvida, e Lucas, nascido em Várzea Paulista, cidade em desenvolvimento. Durante os bate-papos, os personagens veem as diferenças entre os locais onde vivem.

Lucas, um jovem pouco envolvido com o município, não reconhece o quanto Várzea Paulista está se desenvolvendo ou seus pontos positivos. Com a ajuda de seu pai, o jovem começa a ter uma nova perspectiva sobre o município e se orgulhar de suas características, como a Serra do Mursa, os Orquidários, o projeto de limpeza do Rio Jundiaí, entre outras.

O prefeito Juvenal Rossi foi um dos que se emocionaram com a apresentação. “Essa peça mostra a esperança de alcançar uma Várzea Paulista cada vez melhor, mas cada morador deve fazer sua parte, deve investir nesse sonho, compartilhar o orgulho de viver aqui”, afirmou o prefeito. “Na peça vemos o contraponto entre o olhar experiente do pai e a visão imediatista do filho. Temos que olhar para nossa cidade com carinho e reconhecer suas conquistas”, disse o prefeito.

“Minha Cidade, Minha Vida”

A peça contou com a participação das crianças do Coral Musical de Várzea Paulista, dos integrantes da Escola de Dança Rayssa Francesconi e da Escola de Samba Unidos em Cima da Hora.

O secretário adjunto de Cultura, José Moreira, agradeceu a grande presença do público e ressaltou o tamanho do apreço que tem pelo município. “Aprendi a amar esta cidade, de uma maneira que só meu coração sabe”, falou. “Aqui tenho feito minha história e a oportunidade de desenvolver um trabalho cultural de qualidade”, explicou.

Para o diretor da peça, José Moreyra da Motta, Várzea Paulista tem aberto espaço para a cultura e celebrado o seu crescimento. “Agradeço a todos que colaboraram, direta e indiretamente, para a realização desse trabalho. A autora da peça, Ester Benessutti, assistiu à apresentação. “Escrevi esse texto em homenagem a todos os varzinos. Vivi aqui por 15 anos e não tenho dúvida de que essa também é a minha cidade”, afirma.

População reconhece melhorias

Silvano da Silva de Moraes vive em Várzea Paulista há 51 anos. O morador já residiu em outras cidades, mas tem pelo município um carinho especial. “A cidade está crescendo a cada dia. Sabemos que muito ainda precisa ser feito, mas o povo tem que apoiar a sua cidade, colaborar para o seu desenvolvimento. Gosto muito de viver aqui”, contou.

Já Ana Maria Silva, que há 40 anos reside no Jardim Promeca, fala sobre as mudanças positivas. “Quando mudei para cá, eram apenas ruas de terra e mato. Hoje o meu bairro tem um comércio desenvolvido e cresce cada vez mais, como toda a cidade. Gostei muito da apresentação, foi muito emocionante”, concluiu.

Encerramento em grande estilo

Após a apresentação teatral, os presentes puderam se deliciar com um bolo de aniversário gigante, produzido pelo Fundo Social de Solidariedade do município. Para encerrar as comemorações do cinquentenário de Várzea Paulista em grande estilo, uma queima de fogos foi realizada em frente ao Espaço Cidadania.