Dr. Alcípio Oliveira Junior recebe homenagem e tem busto inaugurado

Artigos das Empresas
Busto é inaugurado para um dos mais famosos especialistas em ginecologia/obstetrícia da região
 
O hospital Municipal de Várzea Paulista, ganhou o primeiro busto da cidade. Dr. Alcípio Oliveira Junior recebeu uma homenagem solene na manhã do último sábado (21), dentro da programação do 50º aniversário da cidade. Na frente do Hospital Municipal, que agora recebe o nome do renomado ginecologista e obstetra, autoridades da Prefeitura e da Câmara Municipal de Várzea Paulista, junto de familiares do médico inauguraram um busto em sua homenagem. O munícipe varzino se destacava pela dedicação à profissão e por ser um dos mais conhecidos especialistas em sua área de atuação.
 
O presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Aparecido da Silva, relator da Lei nº 2.230/2014, que determinou a homenagem ao médico, destacou a importância da iniciativa. “Primeiramente, nós temos que valorizar o nosso povo, pessoas que fizeram ou ainda fazem o bem”.
 
Segundo ele, Dr. Alcípio chegava às residências das pessoas e se solidarizava com a situação de quem não tinha muitos recursos financeiros. Houve até quem saiu da consulta com dinheiro dado pelo próprio médico, para a compra de medicamentos. “Tinha aqueles remédios – amostras grátis – e então fornecia para as pessoas”, revelou. “É o mínimo que Várzea Paulista poderia fazer para uma pessoa que deixou um bom legado á cidade”.
 
O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, reconheceu o trabalho humanizado feito pelo ginecologista e obstetra. Segundo o gestor, em 1988, o carinho da população pelo médico poderia ter-lhe rendido até mesmo um cargo político importante em Várzea Paulista. “Ele já era querido a tal ponto que com certeza poderia se tornar o prefeito da cidade”, relembrou. “É o primeiro busto que nós estamos vendo ser elevado na cidade”.
 
Para o filho de Dr. Alcípio, o dentista Dr. Carlos Eduardo Oliveira, agradeceu às autoridades pela homenagem histórica. “É um orgulho imenso para a gente da família ter um hospital com o nome do meu pai”, reconheceu. Os familiares se sentem gratos, segundo ele. “O que podemos fazer é agradecer e tomara que dê tudo certo para o hospital de Várzea Paulista”.
 
 
Amizade de longa data
 
“Acredito que, se estivesse vivo, hoje ele estaria trabalhando, ativo, ajudando muitas crianças a chegarem ao mundo”, afirma Dr. Décio Batistone, médico pediatra que trabalhou durante muitos anos com Dr. Alcípio, no Hospital Amec, em Várzea Paulista, entre as décadas de 80 e 90. “Ele merece essa homenagem. Fez muito pelo município e por muitas famílias”, declara. “Algumas pessoas são insubstituíveis. E o Dr. Alcípio é uma delas”, conclui o amigo.
 
Em Várzea Paulista nasciam em média 2 mil crianças por ano”, conta Décio. “Alcípio queria expandir o número de atendimentos. Mulheres de outras cidades vinham pra cá, queriam fazer o parto com ele”, explica. “Ele sentia que precisava ajudar mais pessoas e me pediu que contribuísse com seu projeto”, lembra o médico.
 
 
Descritivo
    
Dr. Alcípio da Silva Oliveira Junior trabalhou em diversos hospitais na região, como o AMEC em Várzea Paulista, o Hospital Bom Samaritano em Campo Limpo Paulista, o Centro Médico Pitangueiras e o Hospital São Vicente de Paula, os dois localizados em Jundiaí. 
       
Nascido em 25 de abril de 1949, o filho de Alcípio da Silva Oliveira e Maria Abadia de Oliveira teve dois irmãos: José Jorge da Silva Oliveira (Engenheiro Civil) e Marcos Fernando da Silva Oliveira (Médico).
 
O médico estudou em Uberaba (MG) e, aos 17 anos, passou no vestibular da Faculdade de Medicina do Triangulo Mineiro, pela qual se formou médico em 1972. Em 1973, deixou Minas Gerais e veio para Várzea Paulista. O ginecologista e obstetra faleceu em 28 de março de 1995.