Caminhada da Saúde promove lazer no cinquentenário da cidade

Saúde - Cotidiano
Servidores e população realizam atividade física, do Centro ao Clube da Cica

Na manhã do último sábado (21), aniversário de Várzea Paulista, servidores públicos da cidade, representantes da administração municipal e munícipes participaram da Caminhada da Saúde. O trajeto feito foi da frente do Paço Municipal até o Clube de Campo da CICA e, com passagem pelo Centro e, na volta, os participantes caminharam até o Hospital Municipal.

O objetivo foi promover uma atividade física no 50º aniversário do município. No Clube de Campo, houve um momento de confraternização dos mais de 90 participantes e, ao final da atividade, brindes foram sorteados.

Segundo o secretário de Saúde, José Roberto Spinucci, o engajamento de quem se dispôs a caminhar foi significativo. “A caminhada é um esforço pessoal e de quem reconhece que a saúde é um bem que começa pela atitude. A gente vê pessoas felizes, pessoas que não estão forçadas a virem”, comemorou.

O prefeito Juvenal Rossi destacou a importância da comemoração do aniversário de 50 anos da cidade. “Cada cidadão aqui está participando da história deste cinquentenário, uma oportunidade única para muitos”, afirmou. “O que nós estamos fazendo hoje é mais do que uma caminhada, é promover uma reflexão sobre as atitudes que podem melhorar ainda mais nossa qualidade de vida”, diz o prefeito.

O gestor destacou os avanços da cidade, com a administração que conduz, sobretudo no que tange à infraestrutura da cidade, para permitir que outras demandas possam ser sanadas, aos poucos. Nascido em Várzea Paulista, ele afirmou saber que ainda há muito a ser feito, motivo pelo qual o trabalho de todos os servidores municipais se faz essencial. “Todos já sabem que nasci em Várzea Paulista, e que desde pequeno, eu sonhava com uma cidade melhor”, revelou.

Orgulho

Casados, Maria do Socorro Lima da Silva e Edne Cândido da Silva moram em Várzea paulista há 52 anos e já participaram de outros eventos como a Caminhada da Saúde. Os dois reconhecem a importância da iniciativa. “É muito importante esta iniciativa, que para nós é também histórica. Deve haver mais caminhadas com esta para unir as pessoas”, afirmou o esposo.

Para a munícipe, atividades consistem em uma forma de dar maior valor à cidade. Muitas vezes, a população precisa reclamar menos e procurar ajudar mais o próprio município em que escolheu para viver sua vida. “A gente tem que dar valor à cidade onde a gente vive”, opinou. “Praticamente, Várzea Paulista é a minha cidade e a minha pátria também”.

Solenidade

Pouco antes do início da atividade física, autoridades dos poderes executivo e legislativo fizeram o hasteamento das bandeira nacional, estadual e municipal, como forma de iniciar solenemente o segundo dia das festividades.