Eco-ponto será alternativa para depósito de resíduos

Meio Ambiente - Destaques
População poderá destinar eletroeletrônicos, eletrodomésticos, materiais de construção em pequenas quantidades e móveis desmontados

O primeiro Eco-ponto de Várzea Paulista deve começar a funcionar ainda este mês. Segundo o secretário de Meio Ambiente, João de Lima, o objetivo é receber e dar o destino ambientalmente correto aos objetos usados que, muitas vezes, são abandonados nas ruas, calçadas e terrenos baldios da cidade. Os cidadãos poderão levar os resíduos ao local, junto da usina de asfalto da Secretaria de Infraestrutura Urbana, no Jardim Continente.

De acordo com o presidente da ONG Eco e Vida, João Carlos (Kal), a instituição fará a coleta seletiva diariamente e os outros resíduos (madeira e materiais de construção) também terão destinação todos os dias, por parte da Prefeitura.
Os munícipes terão como saber o que poderá ser descartado em cada uma das caçambas.

O que a comunidade pode entregar ao Eco-ponto?

Fogões, geladeiras, TVs, sofás desmontados, armários, cadeiras, camas, colchões, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, equipamentos de informática, som e telefonia usados, objetos que muitas vezes, são descartados irregularmente em via pública.

Entulhos de obras

Entulhos e restos de obras são recolhidos por empresas especializadas. A Prefeitura recolherá no Eco-ponto até 1 m³ de resíduos inertes (bloco, tijolo, concreto, cerâmica e massa de reboco), devidamente separados.

Gesso e amianto são materiais contaminantes e devem ser entregues em local adequado. Em Várzea Paulista, esses materiais podem ser levados à RMP, localizada na Marginal Direita do Rio Jundiaí, 2400.

Localização

O Eco-ponto funcionará na Rua Atroaris, s/n, no Jardim Continente, junto à usina de asfalto da Prefeitura. O atendimento será feito de segunda a sexta, das 8 às 11 horas e das 12 às 16 horas.